Equipes gestoras das unidades escolares de Adamantina apresentam boas práticas desenvolvidas no primeiro semestre
14/07/2022 12h46
O primeiro semestre de 2022 foi um período em que as equipes gestoras das unidades escolares de Adamantina precisaram se adaptar para receber 100% das crianças depois de quase dois anos longe das salas de aula devido a pandemia.
Para isso, a Secretaria de Educação, por meio de sua equipe técnica, preparou inúmeros encontros para dar subsídio ao desenvolvimento das boas práticas. Conforme explica a assessora técnica pedagógica, Maria Angélica Feitoza, o foco sempre foi trabalhar a intencionalidade educativa para a rede.
“Nossas ações foram voltadas para garantir o desenvolvimento de todas as crianças, contemplando desde a creche até o ensino fundamental”, afirma.
Entre os eixos da intencionalidade educativa para a rede foram propostas ações visando a convivência, as brincadeiras, a interação, o conhecer-se, o estímulo aos cinco sentidos por meio dos sons, cores, formas, gestos, movimentos, entre outros.
De acordo com Adriana Muniz, assessora técnico pedagógica, outro eixo trabalhado foi a personalização das aprendizagens, onde o menos com qualidade é mais.
“Nosso objetivo foi ter como princípio o conhecer a criança e saber em que fase ela está, pois assim poderemos oferecer o que ela, de fato, precisa para poder continuar evoluindo”, assegura.
Para o ensino fundamental, foi trabalhado principalmente a recuperação das aprendizagens tendo como ponto de partida entender o que o aluno precisa e trabalhar com esse direcionamento para poder prosseguir e trazer novos conhecimentos.
“Podemos assegurar que todas as unidades desenvolveram um trabalho lindo e efetivo, com práticas ricas e dentro da proposta da rede”, salienta Maria Angélica.
De acordo com o secretário de educação, Osvaldo José, o semestre foi de desafio, mas também de aprendizados. “Obtivemos muitas conquistas com a educação de nossas crianças e estamos na expectativa de um 2º semestre bem produtivo”, finaliza.