Escritório de São Paulo na China mantém contato com autoridades chinesas para liberação de insumos da vacina do Butantan

20/01/2021 17h32

Representação comercial está em Xangai desde agosto de 2019 para fortalecer e ampliar as relações econômicas, institucionais e em múltiplos setores

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (20) que o escritório de São Paulo na China está em contato direto com as autoridades chinesas realizando esforços para agilizar o envio dos novos insumos da vacina Coronavac para o Brasil.

“Temos que estar juntos neste momento e agradecer o apoio da China ao Brasil, especialmente neste momento de dor em que o país já perdeu a vida de 200 mil brasileiros. Quanto mais vacinas tivermos, mais brasileiros serão imunizados mais rapidamente”, afirmou o Governador.

O diretor geral do escritório de São Paulo na China, José Mário Antunes, está acompanhando presencialmente todo processo em Pequim, cidade-sede do laboratório Sinovac Biotech, responsável pela produção do imunizante. “Estou em Pequim para ficar mais próximo dos principais interlocutores, da embaixada brasileira e das autoridades chinesas. Mantenho contato diário com as equipes da Sinovac e a parceria entre Butantan e o laboratório é excelente”, disse Antunes.

A representação comercial criada em agosto de 2019, seis meses antes do início da pandemia em nosso país, tem se mostrado fundamental no enfrentamento ao coronavírus. Graças à atuação do escritório, foi possível mapear e agilizar todos os trâmites de importação de respiradores que salvaram milhares de vidas, além de facilitar diversas outras negociações bilaterais entre a China e o Governo de São Paulo em relação a produtos essenciais para o combate à pandemia.

“A base em Xangai foi fundamental para dar maior celeridade a todo esse esforço para salvar vidas não só no Estado de São Paulo mas em todo o país”, afirmou Wilson Mello Neto, presidente da InvestSP.

Desde a instalação de sua base em Xangai, o Governo de São Paulo atua não apenas no fortalecimento e ampliação de relações econômicas com a China, mas também nas relações institucionais e em múltiplos setores. Com a missão de detectar oportunidades de investimentos e seguir no fortalecimento para aproximação do Estado de São Paulo e China, o escritório foi o primeiro escritório comercial do Estado fora do país. A expectativa é que nos próximos anos São Paulo tenha um total de quatro representações em todo o mundo.

Sobre a InvestSP
A InvestSP – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é uma organização social (OS) ligada à Secretaria de Fazenda e Planejamento e possui um contrato de gestão com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A agência tem como missão desenvolver o Estado de São Paulo por meio da promoção de investimentos, aumento das exportações, incentivo à inovação e melhoria do ambiente de negócios.

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

Governo de SP regulamenta Lei do SUAS e fortalece gestão da assistência social em todo o estado

24/06/2026   15h38 Regulamentação consolida a assistência social como política de Estado, fortalece o apoio aos municípios e amplia a efetividade da proteção social à população

Energisa promove palestras sobre riscos elétricos para estudantes e trabalhadores da região

24/06/2026   15h25 Equipes da Energisa Sul-Sudeste estão mobilizadas em uma ação de conscientização sobre os riscos elétricos e prevenção de acidentes na região. Nesta quarta-feira

CRBM1 participa do Encontro de Biomedicina da Nova Alta Paulista na FAI Adamantina e destaca diálogo com a Saúde Municipal

24/06/2026   15h18 O Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM1) participou do Encontro de Biomedicina da Nova Alta Paulista (EBNAP), realizado nos dias 29

00:00