Espetáculo “O Perico” integra comemorações dos 50 anos do Corpo de Bombeiros de Adamantina
20/08/2026 11h38
Apresentação gratuita acontece no domingo dia 23 de agosto, no Anfiteatro Fernando Paloni, com teatro, humor e homenagem aos bombeiros


Adamantina recebe no próximo domingo, 23 de agosto, às 19h, o espetáculo “O Perico”, apresentado pelo artista e palhaço Robertt Moretto, no Anfiteatro Fernando Paloni. A apresentação será gratuita e integra a programação comemorativa dos 50 anos do Corpo de Bombeiros de Adamantina, do 14º Grupamento de Bombeiros.
Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na Biblioteca Municipal de Adamantina. A organização também convida o público que puder a contribuir com a doação de 1 kg de alimento não perecível.
A realização é uma parceria entre a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Sesc Thermas de Presidente Prudente, Sincomercio e Corpo de Bombeiros.
Um bombeiro que também é palhaço
O espetáculo reúne no palco as duas trajetórias profissionais de Robertt Moretto: a atuação como bombeiro há mais de 15 anos e a carreira artística como palhaço há mais de 20 anos.
Em “O Perico”, o artista transforma o universo dos bombeiros em uma experiência de humor, interação e palhaçaria. De maneira divertida e irreverente, Perico apresenta técnicas bombeirísticas inusitadas, passando por situações envolvendo extinção de incêndios, primeiros socorros, remendos de machucados, manobras de ressuscitação, pajelança e até salvamento de animais.
A proposta é proporcionar ao público uma noite de diversão e, ao mesmo tempo, valorizar a trajetória e a importância do Corpo de Bombeiros para a comunidade.
Para Robertt Moretto, participar da comemoração dos 50 anos da corporação em Adamantina tem um significado especial.
“É um orgulho muito grande poder fazer parte dos 50 anos do Corpo de Bombeiros de Adamantina. Eu pertenço ao Corpo de Bombeiros há mais de 15 anos e tenho uma relação muito forte com essa profissão, com os valores da instituição e, principalmente, com a missão de servir e ajudar as pessoas.”
O artista destaca ainda a oportunidade de unir as duas áreas que fazem parte de sua trajetória profissional.
“Ao mesmo tempo, sou palhaço há mais de 20 anos. Então, poder unir essas duas profissões em um momento histórico como esse é algo muito especial para mim. É como se duas partes muito importantes da minha vida pudessem se encontrar no palco para homenagear uma instituição que faz parte da minha própria história.”
Segundo Moretto, “O Perico” nasceu justamente do encontro entre esses dois universos.
“O Perico nasceu justamente dessa mistura entre o universo do bombeiro e o universo da palhaçaria. E poder apresentar esse espetáculo em uma comemoração tão significativa, celebrando os 50 anos do Corpo de Bombeiros de Adamantina, tem um significado enorme para mim.”
O artista espera que o público tenha uma noite de diversão e também de reconhecimento aos profissionais que atuam na corporação.
“Espero que seja uma noite de muita diversão, mas também de reconhecimento e carinho por todos os bombeiros que, ao longo dessas cinco décadas, dedicaram suas vidas a cuidar e proteger a população.”
Sobre o espetáculo
Em uma divertida saga, Perico demonstra técnicas bombeirísticas inusitadas, envolvendo desde a extinção de incêndios, primeiros socorros e manobras de ressuscitação até técnicas de pajelança e salvamento de animais.
Para realizar sua missão, ele poderá precisar da ajuda do público, criando momentos de interação e participação durante a apresentação.
Com humor físico, interação com a plateia e linguagem de palhaçaria, “O Perico” apresenta uma abordagem leve e afetiva sobre o universo dos bombeiros, em um espetáculo destinado a toda a família.
A pergunta que acompanha a aventura é: seria ele um grande palhaço bombeiro ou um bombeiro palhaço?
Serviço
Espetáculo: “O Perico”
Data: 23 de agosto de 2026
Horário: 19h
Local: Anfiteatro Fernando Paloni – Adamantina/SP
Entrada: gratuita
Ingressos: retirada antecipada na Biblioteca Municipal de Adamantina
Doação: quem puder, é convidado a contribuir com 1 kg de alimento não perecível
Ocasião: comemoração dos 50 anos do Corpo de Bombeiros de Adamantina – 14º Grupamento de Bombeiros.
Realização: Prefeitura Municipal de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo; Sesc Thermas de Presidente Prudente; Sincomercio; e Corpo de Bombeiros.
Mais informações
Instagram: @O_perico_
E-mail: [email protected]
fotos; Jo Padovan e Josef Ponciano
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Diretor de Comunicação
Caio Vasques
Jornalista
Natacha Dominato