Estado autoriza abertura de restaurantes até as 22h na fase amarela do Plano São Paulo
05/08/2020 17h51
Novo horário de funcionamento será permitido apenas para regiões que estejam há pelo menos duas semanas na fase amarela
O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (5) autorização para que restaurantes, padarias e similares ofereçam consumo local até as 22 horas nas regiões que estejam na fase amarela do Plano São Paulo há pelo menos 14 dias consecutivos. Até então, era permitido atendimento presencial até as 17 horas.
“Depois de rigorosa análise, o Centro de Contingência constatou que não houve impacto negativo dos indicadores epidemiológicos com a retomada gradual do consumo em restaurantes em regiões que estão na fase amarela do Plano São Paulo. A partir desta constatação, o Governo do Estado vai publicar amanhã decreto que autoriza abertura de restaurantes, padarias e estabelecimentos de alimentação até as 22 horas”, disse Doria.
O consumo local continua permitido apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade de assentos. Não será permitido que os clientes fiquem em pé. A orientação é que os estabelecimentos atendam os clientes conforme horário agendado previamente, para evitar aglomerações.
“O setor de bares e restaurantes foi muito consciente de suas responsabilidades, tanto no desenho dos protocolos como no atendimento às regras do Plano São Paulo”, lembrou Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado de São Paulo. “É um setor que gera muitos empregos em nosso Estado. Com a permissão de funcionamento até as 22hs, observando as regras de ocupação e os outros protocolos de segurança, certamente voltará a ocupar uma boa parte de sua mão de obra”.
A ocupação máxima deve ser de 40{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501} da capacidade dos assentos e o funcionamento precisa ocorrer por no máximo 6 horas diárias, consecutivas ou não, com adoção dos protocolos geral e específicos para o setor. Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes, retirando apenas no momento da refeição.
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo