Estado de SP atinge a marca de 100 cidades com internet 5G

01/08/2023 16h56

Com avanço na modernização da “lei das antenas”, estado de SP concentra um de cada quatro municípios brasileiros com a tecnologia

Ter, 01/08/2023 – 9h30 | Do Portal do Governo

Pouco mais de um ano após a chegada da tecnologia ao Brasil, 100 cidades paulistas já contam com internet 5G, que oferece uma navegação até 100 vezes mais rápida. Com isso, São Paulo concentra um de cada quatro municípios brasileiros com o serviço, apontam dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Já um balanço da InvestSP, agência de promoção de investimentos do Estado vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), mostra que o total de cidades paulistas que atualizaram a “lei das antenas” mais que dobrou em 2023: pulou de 61 no fim de dezembro para 153 em julho deste ano.

Governo de São Paulo tem feito uma força-tarefa para acelerar esse processo, uma vez que a mudança nas legislações municipais é fundamental para que as operadoras de telecomunicações saibam onde os novos equipamentos podem ser instalados e invistam na infraestrutura do 5G.

Coordenada pela SDE e a InvestSP, a mobilização conta com reuniões, eventos e atendimento a gestores locais de todo o Estado para levar informação sobre o tema, expor as vantagens de contar com o 5G, principalmente no sentido de atrair investimentos e acelerar o desenvolvimento econômico, e orientar aqueles que eventualmente precisem de suporte para fazer a mudança da “lei das antenas”.

Docente de Ciências Contábeis da FAI desenvolve pesquisa sobre crédito rural e sustentabilidade da agricultura familiar em doutorado

23/06/2026  10h23 Sandra Nogueira dos Santos possui um histórico de forte ligação institucional com a FAI, onde se graduou em Administração e atuou por anos

“SÃO PAULO NÃO ESPERA. SÃO PAULO PREVINE”: uma campanha para proteger o futuro de crianças e adolescentes

23/06/2026   16h07 Ação do Governo de SP reforça o compromisso contra o uso de álcool e outras drogas e da violência; iniciativa tem coordenação da

PREFEITURA DE ADAMANTINA CONVOCA APOSENTADOS E PENSIONISTAS PARA PROVA DE VIDA PRESENCIAL

23/06/2026   16h00 A Prefeitura do Município de Adamantina convoca os aposentados e pensionistas aniversariantes de abril, maio e junho, vinculados ao município para realização da Prova de

FEIRA DA MULHER EMPREENDEDORA E OMIN INTEGRAM PROGRAMAÇÃO DO MOTOROCK FESTIVAL 2026 EM ADAMANTINA

23/06/2026   14h03 A população de Adamantina e região terá mais uma oportunidade de prestigiar e adquirir produtos das empreendedoras do município durante o MotoRock Festival

00:00