Estado suspende atendimento presencial em serviços públicos não essenciais em todas as regiões
20/03/2020 23h02
Decisão está em decreto que reconhece situação de calamidade pública e faz parte de enfrentamento ao coronavírus
O Governador João Doria determinou nesta sexta-feira (20) a suspensão do atendimento presencial de todas as atividades e serviços públicos que não são considerados essenciais. A decisão abrange todas as regiões do Estado de São Paulo.
A medida começa a valer a partir deste sábado (21) e inclui parques, equipamentos esportivos, cursos de qualificação, escritórios regionais e serviços como Poupatempo, Detran, Junta Comercial e unidades de atendimento da Sabesp.
“As pessoas não devem ficar preocupadas. O atendimento à população será normal, por serviços online, inclusive com plantões. Não será interrompido, apenas deixará de ser presencial. Teremos estrutura para o atendimento correto, sereno e prestativo à população”, disse Doria.
A suspensão faz parte do enfrentamento ao coronavírus e vai evitar aglomerações. Os serviços presenciais permanecerão fechados até 30 de abril. O atendimento à distância está mantido nos sites, e-mails e telefones de Poupatempo, Detran, Jucesp e Sabesp.
Áreas de lazer também serão impactadas pela nova medida. Serão fechados o Zoológico e o ZooSafari, localizados na capital, além das 102 unidades de conservação e todos os parques estaduais (confira lista abaixo). O mesmo vale para equipamentos esportivos administrados pelo Estado.
O Governador ainda determinou a paralisação temporária de cursos presenciais de qualificação do Via Rápida e do Novotec. Os 15 escritórios regionais da Secretaria de Desenvolvimento Regional em todo Estado também serão fechados.
Equipamentos e serviços públicos estaduais com atividades suspensas
– Poupatempo
– Detran
– Sabesp
– Jucesp
– Zoológico
– ZooSafari
– Cursos presenciais de qualificação do Via Rápida e Novotec
– Escritórios regionais da Secretaria de Desenvolvimento Regional
– Equipamentos esportivos estaduais: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera), Vila Olímpica Mário Covas, Centro Recreativo e Esportivo de Campinas (Cerecamp) e Complexo Desportivo Baby Barioni
– Parques estaduais: Água Branca, Alberto Lofgren, Belém, Biacica, Candido Portinari, Chácara da Baronesa, Engenheiro Goulart, Gabriel Chucre, Guarapiranga, Horto Florestal, Jacuí, Jequitibá, da Juventude, Ecológico do Tietê, Helena, Várzea do Embu-Guaçu, Villa-Lobos, Pomar Urbano e Jardim Botânico
– 102 Unidades de Conservação Estaduais: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/unidades-de-conservacao/
Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação