“Estamos aqui reunidos para começar a transformar e mudar as políticas públicas e estruturar programas para melhora dos ecossistemas” diz Elizabeth Maruma Mrema, Secretária Executiva da ONU
08/06/2022 17h02
Durante abertura do WBio2022, São Paulo manifestou o interesse em incluir o encontro no calendário do Estado para que se torne um evento regular da Convenção da Diversidade Biológica
O Wbio2022, evento internacional sobre a biodiversidade, começou nesta terça-feira (7), na capital Paulista. A abertura, em formato híbrido, contou com a participação de representantes da ONU, da União Europeia, de Coalizões de governos subnacionais e locais, além do Governo de São Paulo.
Durante o encontro, que ocorre até 9 de junho, será elaborado um acordo de cooperação entre a Convenção da ONU e o Governo de São Paulo para apoiar a implementação de políticas públicas, bem como intercâmbios técnicos, investimentos e parcerias internacionais.
Para o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre, a iniciativa vai ao encontro da agenda ambiental do Estado “estamos muito agradecidos em poder sediar este encontro, em poder dialogar, articular e trocar experiências com outros governos, para gerar novas formas de entendimento sobre o tema da biodiversidade. O Estado de São Paulo possui o maior contínuo de mata atlântica do Brasil, com 20% do nosso território, e 50% do mar territorial em áreas protegidas, além disso, temos o maior projeto restauração do Brasil, o Refloresta SP, que em conjunto com outras secretarias possui a meta de restaurar 1,5 milhão de hectares de vegetação nativa em todo o estado até 2050”. Na abertura, Chucre manifestou também o interesse para que o WBio entre no calendário da secretaria e possa ocorrer de forma bianual no território paulista.
Ainda no primeiro dia, a Secretária Executiva da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU, maior cargo da agenda global na área, Elizabeth Maruma Mrema, ressaltou a importância da união dos governos locais e subnacionais em prol da biodiversidade “estamos aqui reunidos para começar a transformar e mudar as políticas públicas e estruturar programas para que nos próximos dez anos possamos ver a aproximação e melhora dos ecossistemas. Promover conservação e sustentabilidade em níveis igualitários é nosso desafio para atingir os objetivos da Convenção”.
A proposta do WBio2022 abrange cinco temas estruturais: Governança, Cidades, Serviços Ecossistêmicos, Áreas Protegidas e Ciência.
A expectativa para os próximos dias do evento é de que ocorram anúncios de financiamentos para projetos ambientais, inclusive na capital paulista, por parte dos representantes do Banco Mundial, do Euroclima+, do Banco de Desenvolvimento das América Latina (CAF) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (ADF), que participam presencialmente do encontro.
Além de Maruma e Chucre, também estiveram presentes na abertura o Subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, o diretor da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovitz, a presidente da Cetesb, Patrícia Inglecias, a representante do Bando Mundial e do C4B, Yuna Chun, a Diretora do ICEI, Ingrid Coetzee, o Diretor Executivo da Regions4, Ivan Draganic e a Presidente da ACIA, Juliana Marcondes.
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente