Estâncias Turísticas e Municípios de Interesse Turístico de SP figuram em ranking de qualidade de vida

02/06/2025 16h34

Entre as Estâncias Turísticas com melhores pontuações estão Águas de São Pedro, Barra Bonita e Lindóia


Praça Dr. Octávio Moura Andrade, em Águas de São Pedro, uma das cidades paulistas mais bem avaliadas no ranking de qualidade de vida do índice IPS Brasil (Foto: Setur-SP/Divulgação)

  • Agência SP
  • Publicado em 02/06/2025 – 14:05

O estado de São Paulo se destacou no novo ranking do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025, com diversas cidades entre as melhores do país em qualidade de vida. O relatório, elaborado pelo Instituto Imazon, avaliou os 5.570 municípios brasileiros com base em 57 indicadores distribuídos em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. Das 60 primeiras cidades que compõem a lista, 44 são paulistas.

LEIA TAMBÉM: 14 das 20 cidades com melhor qualidade de vida do país estão em SP; veja lista

O IPS é uma ferramenta global que mede o desempenho social e ambiental de territórios, e, no Brasil, já está em sua segunda edição. A atualização anual permite acompanhar a evolução dos municípios ao longo do tempo, identificando boas práticas e apontando desigualdades regionais.

Entre as Estâncias Turísticas com melhores pontuações estão Águas de São Pedro, destino turístico conhecido por suas águas medicinais e pelas opções de lazer, com 70,51 pontos; Barra Bonita, que detém um bom cenário com muito verde, atrativos históricos e naturais, com 69,6 pontos; Lindóia, capital nacional da água mineral, com 68,94 pontos.

Já entre os Municípios de Interesse Turístico (MIT), Jundiaí, que atrai milhares de turistas todos os anos por sua vocação cultural, rural, enoturismo e ecoturismo, é a mais bem pontuada, com 70,7; seguida por Itupeva, pertencente ao Circuito das Frutas, com 69,9; Araraquara, com 69,64; Adamantina, com 69,19; e Votuporanga, com 69,14. A capital paulista alcançou 68,88 pontos.

O índice leva em conta fatores como acesso à alimentação, saúde, moradia e segurança (Necessidades Humanas Básicas); acesso à educação fundamental, vida saudável e contato com a natureza (Fundamentos do Bem-Estar); e também oportunidades ligadas a direitos individuais e acesso ao ensino superior (Oportunidades).

A presença de cidades paulistas entre os primeiros colocados do ranking revela o alto nível de desenvolvimento social e ambiental do estado. “São resultados que comprovam o comprometimento do nosso governo. São Paulo é um verdadeiro canteiro de obras, abriga os três aeroportos mais movimentados do país, portanto o principal hub aéreo, além de ter as melhores estradas e rodovias. São Paulo é completo para o turista que busca lazer, natureza, rural, ecoturismo com trilhas, cachoeiras e experiências e, claro, um destino para negócios”, diz o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Número da unidade consumidora na conta de luz será atualizado em janeiro

04/12/2025   16h24 Objetivo da mudança que valerá em todo o país é aumentar eficiência, transparência e a qualidade das informações utilizadas para gestão e operação

Visitação para empresas interessadas no antigo prédio do IBC continua aberta

04/12/2025   15h42 Edital com as informações está disponível em https://www.adamantina.sp.gov.br/portal/editais/0/1/1752/ Continua aberta à visitação para interessados em participar do edital de concorrência pública do antigo

Secretaria Municipal de Educação implementa ações do Programa Prefeitura de Excelência

04/12/2025   15h26 Ação contou com o apoio de Diego Calegari, secretário de educação de Joinville, que é o município que hoje tem a melhor pontuação

00:00