Estâncias Turísticas e Municípios de Interesse Turístico de SP figuram em ranking de qualidade de vida

02/06/2025 16h34

Entre as Estâncias Turísticas com melhores pontuações estão Águas de São Pedro, Barra Bonita e Lindóia


Praça Dr. Octávio Moura Andrade, em Águas de São Pedro, uma das cidades paulistas mais bem avaliadas no ranking de qualidade de vida do índice IPS Brasil (Foto: Setur-SP/Divulgação)

  • Agência SP
  • Publicado em 02/06/2025 – 14:05

O estado de São Paulo se destacou no novo ranking do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025, com diversas cidades entre as melhores do país em qualidade de vida. O relatório, elaborado pelo Instituto Imazon, avaliou os 5.570 municípios brasileiros com base em 57 indicadores distribuídos em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. Das 60 primeiras cidades que compõem a lista, 44 são paulistas.

LEIA TAMBÉM: 14 das 20 cidades com melhor qualidade de vida do país estão em SP; veja lista

O IPS é uma ferramenta global que mede o desempenho social e ambiental de territórios, e, no Brasil, já está em sua segunda edição. A atualização anual permite acompanhar a evolução dos municípios ao longo do tempo, identificando boas práticas e apontando desigualdades regionais.

Entre as Estâncias Turísticas com melhores pontuações estão Águas de São Pedro, destino turístico conhecido por suas águas medicinais e pelas opções de lazer, com 70,51 pontos; Barra Bonita, que detém um bom cenário com muito verde, atrativos históricos e naturais, com 69,6 pontos; Lindóia, capital nacional da água mineral, com 68,94 pontos.

Já entre os Municípios de Interesse Turístico (MIT), Jundiaí, que atrai milhares de turistas todos os anos por sua vocação cultural, rural, enoturismo e ecoturismo, é a mais bem pontuada, com 70,7; seguida por Itupeva, pertencente ao Circuito das Frutas, com 69,9; Araraquara, com 69,64; Adamantina, com 69,19; e Votuporanga, com 69,14. A capital paulista alcançou 68,88 pontos.

O índice leva em conta fatores como acesso à alimentação, saúde, moradia e segurança (Necessidades Humanas Básicas); acesso à educação fundamental, vida saudável e contato com a natureza (Fundamentos do Bem-Estar); e também oportunidades ligadas a direitos individuais e acesso ao ensino superior (Oportunidades).

A presença de cidades paulistas entre os primeiros colocados do ranking revela o alto nível de desenvolvimento social e ambiental do estado. “São resultados que comprovam o comprometimento do nosso governo. São Paulo é um verdadeiro canteiro de obras, abriga os três aeroportos mais movimentados do país, portanto o principal hub aéreo, além de ter as melhores estradas e rodovias. São Paulo é completo para o turista que busca lazer, natureza, rural, ecoturismo com trilhas, cachoeiras e experiências e, claro, um destino para negócios”, diz o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena.

Em apoio a projeto comunitário, FAI doa uniformes a grupo de capoeira de Adamantina

18/06/2025  17h05 Doação inclui aproximadamente 50 conjuntos de camisetas e calças para crianças que não têm condições de adquirir os uniformes com recursos próprios Por Daniel

FAI suspende atividades de 19 a 21 de junho devido a feriado de Corpus Christi

18/06/2025 16h10 Vestibular de Medicina ocorrerá normalmente no domingo, 22; atividades administrativas e acadêmicas serão retomadas na segunda-feira, 23  Por Priscila Caldeira Conforme previsão do

Prefeitura de Adamantina dá início a implantação de projeto que visa eliminar o uso de papel nos processos administrativos

18/06/2025 16h07 Departamento de Protocolo, localizado no térreo do Paço Municipal, suspenderá atendimento ao público na segunda e terça para capacitação dos servidores A Prefeitura

00:00