Estudantes e docente da Fatec publicam estudo que relaciona estresse e distúrbios do sono

10/06/2026   17h51

O artigo completo está disponível gratuitamente para leitura no site da revista Alomorfia

Por Assessoria de Imprensa

A produção científica da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Adamantina conquistou mais um importante espaço. Nesta segunda-feira, 8 de junho, a revista científica Alomorfia publicou o artigo “Crise do Sono: Correlação entre Estresse e Qualidade do Sono em Profissões de Alta Demanda”, desenvolvido pelos estudantes do curso de Ciência de Dados Breno Coltri e Marcelo Mazaro, sob orientação da Prof.ª Dra. Eliane Vendramini de Oliveira.

O estudo investigou a relação entre o estresse no ambiente de trabalho e a qualidade do sono em diferentes profissões. Para isso, os pesquisadores analisaram dados de 249 participantes, utilizando técnicas estatísticas e ferramentas de análise de dados.

Os resultados mostraram uma forte correlação negativa entre estresse e qualidade do sono, indicando que níveis mais elevados de estresse estão diretamente associados à piora do descanso. A pesquisa também identificou que professores e enfermeiros apresentaram os maiores índices de distúrbios do sono, além de uma alta incidência de sobrepeso e obesidade, fatores que podem aumentar ainda mais os riscos à saúde.

Segundo os autores, os resultados reforçam a necessidade de ações voltadas à gestão do estresse e à promoção da saúde física e mental em profissões de alta demanda.

O trabalho reúne diferentes experiências e trajetórias. Breno Coltri é estudante de Ciência de Dados e possui experiência em pesquisa científica pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Marcelo Mazaro atua há mais de 25 anos nas áreas administrativa, financeira e de recursos humanos e atualmente também trabalha como Analista de Marketing. Já a orientação ficou a cargo da Prof.ª Dra. Eliane Vendramini de Oliveira, docente da Fatec Adamantina, Fatec Presidente Prudente e Centro Universitário de Adamantina (FAI), com atuação nas áreas de Ciência da Computação e Inteligência Artificial.

O artigo completo está disponível gratuitamente para leitura no site da revista Alomorfia e pode ser acessado pelo link https://www.alomorfia.com.br/index.php/alomorfia/article/view/485/146.

Legenda da fotoNesta segunda-feira, 8, a revista científica Alomorfia publicou o artigo “Crise do Sono: Correlação entre Estresse e Qualidade do Sono em Profissões de Alta Demanda”, desenvolvido pelos estudantes do curso de Ciência de Dados da Fatec Adamantina, Marcelo Mazaro (à esquerda) e Breno Coltri, sob orientação da Prof.ª Dra. Eliane Vendramini de Oliveira
Crédito da fotoArquivo Pessoal

 

Prejuízos causados por furto de energia elétrica na região ultrapassam R$ 640 mil, calcula Energisa

10/07/2026   14h28 Levantamento da concessionária aponta irregularidades identificadas entre janeiro e junho deste ano Nas últimas semanas, empresa intensificou inspeções em estabelecimentos de Alfredo Marcondes,

Energisa investe em mais uma etapa de melhorias na rede elétrica que atende Lucélia e Pracinha

10/06/2026   14h15 As equipes da Energisa Sul-Sudeste estão empenhadas em um cronograma de melhorias na rede elétrica que atende os municípios de Lucélia e Pracinha.

Fonte luminosa da Praça Élio Micheloni voltará a encantar moradores de Adamantina e da região

09/07/2026   10h00 A Prefeitura de Adamantina anuncia o retorno do funcionamento da fonte luminosa interativa da Praça Élio Micheloni, um dos principais cartões-postais do município.

00:00