Ex-aluno da FAI é aprovado no doutorado da UNESP
24/01/2025 18h26
Luís Fernando Pupin Pereira Tavares concluiu duas graduações no Centro Universitário
Jéssica Nakadaira
O ex-aluno do Centro Universitário de Adamantina, Luís Fernando Pupin Pereira Tavares, foi aprovado no programa de doutorado da UNESP de Tupã.
Pupin formou-se pelo CEFAM – Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério de Tupã e concluiu a primeira graduação na FAI em 2004 (Licenciatura em Letras – Português/Inglês) e a segunda em 2007 (Licenciatura em Pedagogia).
Especialista em Gramática, Oratória, Alfabetização e Letramento, Literatura Infantil, Literatura Infanto-Juvenil e Literatura Contemporânea, Luís Fernando concluiu o PGAD – Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento da UNESP de Tupã.
Durante a defesa do mestrado, que foi de forma remota devido à pandemia, ele foi convidado pelo Prof. Dr. Dário Borim Júnior, do Programa de Pós-graduação em Estudos Luso-Afro-Brasileiros e Teoria da Universidade de Massachusetts Dartmouth, para fazer o doutorado com nos Estados Unidos, com direito a bolsa de estudos, mas por ser professor concursado e efetivo na rede municipal de Adamantina há mais de vinte anos, optou por não ir.
“O dia da minha defesa foi um dia lindo, mágico e inesquecível. Só lamento minha mãe não estar viva para presenciar. Ela era a minha maior incentivadora e me fazia acreditar em mim mesmo, ainda que as pessoas não acreditassem. Não perdi só a minha mãe, eu perdi o amor da minha vida. Mas senti a sua presença naquele momento. Quando o professor Dário me convidou para fazer o doutorado com ele nos EUA me senti lisonjeado, mas foi preciso agir com a razão para decidir sobre o aceite ou a recusa”, conta.
No dia 20 de dezembro, Pupin recebeu a aprovação do Doutorado, cuja orientação será da Prof.ª Dra. Cristiane Hengler Corrêa Bernardo, a mesma que o orientou na Pós-Graduação. As aulas estão previstas para começar em março.
“Descobrir que eu serei novamente orientado pela Cristiane é acreditar que Deus tem sido muito generoso comigo, sempre colocando anjos em minha vida. O mestrado e o doutorado são possíveis a qualquer um, basta querer. Gostaria que todos os professores tivessem a oportunidade de fazê-los e que sejam sempre valorizados”, finaliza.
Crédito da foto: Arquivo Pessoal
Legenda: Pupin recebeu a notícia da aprovação no dia 20 de dezembro; aulas devem começar em março
Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina