ExpoVerde 2022 terá maquete do Pátio de Compostagem
27/07/2022 16h33
O Pátio de Compostagem, local que foi construído com o objetivo de produzir o composto orgânico que é destinado aos produtores rurais do município, vem atraindo visitantes de diversas cidades e sendo tema de palestras como meio de resolver o problema da arborização urbana.
Devido a isso e atrelado ao tema da ExpoVerde 2022 que é Turismo com Sustentabilidade, será construído uma maquete do Pátio de Compostagem a fim de mostrar para o público que visitar a festa como o local funciona e, ainda, explicar qual é a sua importância para o meio ambiente.
De acordo com o engenheiro ambiental da Prefeitura de Adamantina, William Bachega, o Pátio de Compostagem é extremamente importante para o meio ambiente.
“Deixam de ser encaminhados 6900 quilos de alimentos por mês, diminuindo assim o descarte de lixo orgânico do município e gerando diminuição do resíduo que é enterrado no aterro sanitário”, explica.
Além disso, o composto orgânico que é produzido a partir da junção das podas de árvores mais os restos de alimentos orgânicos que são recolhidos nas escolas tem beneficiado de forma gratuita mais de 80 agricultores.
“O composto orgânico traz uma melhora de 30% na produção, além de agregar melhoria na qualidade dos produtos”, afirma.
Para 2022, a tendência é que sejam entregues 3 mil toneladas de composto, pois o pátio foi ampliado a fim de atender um maior número de produtores.
“O pátio é um local muito procurado por outros municípios que vêm visitar Adamantina em busca do conhecimento desta experiência de sucesso. As técnicas ali utilizadas transformam o local num multiplicador de conhecimento e referência em sustentabilidade’, comenta.
“Convidamos a população a visitar a maquete do nosso Pátio de Compostagem durante a Expoverde e a entender o quanto a consciência ambiental é importante para o presente e para o futuro. Precisamos que cada um faça a sua parte, pois só assim seremos capazes de ter turismo e sustentabilidade”, finaliza.