FAI anuncia Programa de Desligamento Voluntário para docentes e servidores Lei nº 4.433 foi publicada em 5 de junho; prazo para adesão ocorre até 31 de julho

17/06/2025 13h31

Por Priscila Caldeira

Com o objetivo de possibilitar melhor alocação de recursos humanos, modernizar a administração da instituição pública municipal de ensino superior e conceder incentivo financeiro aos empregados aposentados, foi instituído o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) do Centro Universitário de Adamantina (FAI) no último dia 5 de junho, por meio da Lei Ordinária nº 4.433, aprovada pela câmara municipal e sancionada e promulgada pelo prefeito José Carlos Martins Tiveron.

O prazo para adesão ao PDV segue até 31 de julho. O servidor aposentado que aderir ao Programa terá direito à indenização de uma remuneração mensal por ano trabalhado, com limite de R$30 mil para quadro administrativo, ou remuneração média das aulas dos últimos cinco anos, com limite de R$30 mil para docentes, além das verbas rescisórias.

Conforme o diretor administrativo da FAI, Nivaldo Barbosa da Silva, o PDV foi instituído como uma alternativa “respeitosa e planejada” para os servidores que desejarem encerrar seu vínculo com a instituição. 

“Trata-se de uma adesão voluntária, com benefícios específicos que possibilitam ao servidor organizar seus projetos pessoais e profissionais de forma autônoma e segura”, ressalta.

De acordo com a lei, a adesão ao PDV torna-se irretratável após a publicação do
deferimento do pedido. Há um plano de reorganização de pessoal para os servidores que irão permanecer: “A reorganização das equipes será conduzida a partir das adesões efetivadas. Já iniciamos um mapeamento com os setores para garantir a continuidade das atividades e realocar funções, quando necessário. O processo será feito com responsabilidade e sem prejuízo à rotina institucional”.

 Requisitos

Poderão aderir ao PDV os empregados que estejam ativos na data do protocolo da solicitação; sejam aposentados pelo Regime Geral de Previdência Social, anteriormente à entrada em vigor da Emenda Constitucional nº 103/2019; não tenham requerido a rescisão do contrato de trabalho antes da vigência desta Lei; não tenham requerido ou estejam em gozo de aposentadoria compulsória; não estejam respondendo a processo administrativo disciplinar ou sindicância, ou sejam réus em ação popular ou ação civil pública; não tenham sido condenados à perda do emprego público por decisão judicial transitada em julgado; não estejam em gozo de licença para tratamento de saúde;
não estejam em período de estabilidade legal ou convencional.

“Reforçamos que o PDV não representa imposição, mas uma oportunidade. A instituição assegura suporte aos servidores envolvidos e segue comprometida com a transparência e com a manutenção da qualidade dos serviços. O Departamento de Pessoal está à disposição para esclarecer dúvidas e orientar os servidores em suas decisões”, explica.

Para mais informações, o Departamento de Pessoal está disponível pelos telefones (18) 3502-7034 (ramal 7134) e (18) 3502-7035 (ramal 7135), e-mail [email protected] e WhatsApp (18) 99796-7144.

 

Crédito da foto: Arquivo FAI
Legenda: PDV foi estabelecido como alternativa “respeitosa e planejada” aos servidores que desejarem encerrar seu vínculo com a instituição

 

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Centro Universitário de Adamantina

De egressa da FAI a doutoranda da Unesp: trajetória de Daniele Cristina Ribeiro dos Santos é marcada pela busca contínua pelo conhecimento

19/06/2026  15h27 Além da atuação acadêmica, Daniele Cristina ocupa posições de destaque na área da saúde pública Por Jéssica Nakadaira A educação transformou a trajetória

FAI entrega parecer técnico ambiental da microbacia do Córrego Taipus

19/06/2026   12h23 A apresentação do diagnóstico ocorreu no campus II e reuniu estudantes, vereadores, representantes de bairros, imprensa e a comunidade local Por Jéssica Nakadaira

Com foco em inclusão e reabilitação, FAI realiza 9ª edição do Arraiá da Fisioclínica

19/06/2026   12h15 Evento reuniu alunos, docentes e pacientes no Câmpus III para atividades lúdicas que auxiliam no tratamento fisioterapêutico e promovem integração social Por Gustavo

Secretaria de Saúde inicia implantação da equipe multiprofissional (eMulti) para fortalecer a Atenção Básica

19/06/2026   17h48 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a implantação da equipe multiprofissional (eMulti), estratégia do Ministério da Saúde

Com previsão de mudanças no clima, Energisa segue em alerta e orienta comunidade para prevenção de acidentes elétricos

19/06/2026   15h04 As equipes da Energisa Sul-Sudeste permanecem de prontidão para mais um fim de semana com condições climáticas atípicas na região. Além da queda

00:00