FAI e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Aguapeí e Peixe promovem capacitação para preservação dos rios da Alta Paulista
18/03/2026 16h55
A iniciativa destacou o programa de extensão da FAI, intitulado “Qualidade Ambiental das Bacias dos Rios Aguapeí e Peixe: um estudo interunidades escolares”
Por Prof. Dr. José Aparecido dos Santos

O Centro Universitário de Adamantina (FAI), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Aguapeí e Peixe (CBH/AP) e órgãos regionais de ensino, realizou nos dias 9 e 10 de março uma aliança estratégica voltada à preservação dos recursos hídricos regionais. O evento, sediado em Adamantina e Marília, reuniu especialistas, gestores municipais e educadores para promover a conscientização ecológica por meio de capacitação técnica e distribuição de materiais educativos.
A iniciativa destacou o programa de extensão da FAI, intitulado “Qualidade Ambiental das Bacias dos Rios Aguapeí e Peixe: um estudo interunidades escolares”. Coordenado pelo Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, o projeto foi apresentado como uma “Experiência Exitosa” no Auditório Miguel Reale (Campus II). A apresentação destacou o papel da instituição como polo irradiador de conhecimento, integrando a pesquisa acadêmica às demandas práticas da sociedade civil e órgãos ambientais.
Durante o período matutino, o encontro priorizou a formação teórica, abordando a relevância estratégica das águas subterrâneas e os impactos severos da poluição e da degradação vegetal. Os especialistas enfatizaram que a educação é o principal vetor para o desenvolvimento de atitudes responsáveis na proteção de ecossistemas locais, estabelecendo as bases para políticas públicas mais eficazes na bacia hidrográfica.
No período da tarde, a FAI promoveu uma Orientação Técnica prática para 46 professores das Unidades Regionais de Ensino (UREs) de Adamantina e Tupã. Munidos de kits de análise de água e mapas topográficos fornecidos pela faculdade, os docentes realizaram atividades de campo na microbacia do córrego Tocantins. A ação permitiu a execução de testes de qualidade da água em tempo real e o diagnóstico de áreas degradadas, capacitando os professores a replicarem as metodologias em suas respectivas unidades escolares.
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal
Legenda: A apresentação destacou o papel da instituição como polo irradiador de conhecimento, integrando a pesquisa acadêmica às demandas práticas da sociedade civil e órgãos ambientais
Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Gustavo Amaral – MTb.: 0097737/SP
Centro Universitário de Adamantina




