FAI e FAMEMA promovem Simpósio para intercâmbio de experiências entre Residências Multiprofissionais

05/08/2026   10h03

Evento acontece nos dias 27 e 28 de agosto, com programação em Adamantina e Marília

Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP


Nos dias 27 e 28 de agosto, o Centro Universitário de Adamantina – FAI e a Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) realizarão o Simpósio “Integração e cuidado em saúde: Intercâmbio de experiências entre residências multiprofissionais”. O evento tem como objetivo reunir os profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Atenção Básica de ambas as instituições, promovendo a troca de experiências e o aprimoramento do trabalho interprofissional no Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta é a segunda oportunidade de integração entre as residências da FAI e da FAMEMA, uma iniciativa que visa ampliar a formação dos profissionais e proporcionar o contato com diferentes realidades de cuidado em saúde. O evento se baseia nos pilares de integração, cuidado e conhecimento.

Para o Prof. Dr. Paulo Roberto Rocha Júnior, a iniciativa consolida laços fundamentais para a educação e o serviço em saúde na região. “A realização do Simpósio da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Atenção Básica fortalece uma parceria muito importante entre a FAI e a FAMEMA. A primeira experiência foi extremamente positiva, possibilitando integração, troca de conhecimentos e aproximação entre residentes, docentes e profissionais”, destaca o professor.

O docente ressalta ainda a expansão das atividades para este ano. “Nesta edição, ampliaremos essa vivência, com atividades nas duas instituições, apresentações e momentos de integração. Essa aproximação contribui diretamente para a formação dos residentes e para o fortalecimento da atenção básica e da saúde coletiva em nossa região”, complementa.


Programação
A estrutura do simpósio foi pensada para abranger as realidades dos dois municípios. No dia 27 de agosto, quinta-feira, as atividades ocorrerão em Adamantina, tendo como base o Auditório Miguel Reale, no Campus II da FAI. A programação se estenderá para os cenários de prática da rede municipal, onde os residentes conduzirão atividades com o grupo de idosos da Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Jardim e uma oficina de lanches saudáveis com os pacientes da residência terapêutica.

Já no dia 28, sexta-feira, o intercâmbio será realizado em Marília. As atividades ocorrerão nas instalações da FAMEMA e em serviços parceiros. A agenda do segundo dia engloba recepção, palestras, rodas de conversa e visitas guiadas a importantes equipamentos de saúde da cidade, como o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), o Centro de Reabilitação Lucy Montoro e o Hospital das Clínicas. Os residentes também participarão de atividades práticas no Laboratório de Simulação da FAMEMA.

O Simpósio reafirma o compromisso dos programas de residência multiprofissional com a formação em serviço e a integração ensino-serviço-comunidade, peças-chave para a consolidação de um SUS fundamentado no cuidado compartilhado e humanizado.

 

Crédito das fotos: Agência/FAI
Legenda: Evento acontece nos dias 27 e 28 de agosto com foco no cuidado em rede e no fortalecimento do SUS

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Jéssica Nakadaira
Gustavo Amaral – MTb.: 0097737/SP
Centro Universitário de Adamantina

Saiba como obter o documento que permite dirigir no exterior

05/08/2026   12h50 Permissão Internacional para Dirigir (PID) fica pronta em até três dias e é válida em cerca de 90 países Publicado em 05/08/2026 –

Prefeitura de Adamantina informa alterações no trânsito para os próximos dias

05/08/2026   11h55 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e do Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN), informa que serão realizadas alterações

Feira do Programa Mulheres Empreendedoras acontece neste fim de semana no Parque dos Pioneiros

05/08/2026   11h14 A Prefeitura de Adamantina, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realiza nos dias 8 e 9 de agosto mais uma edição da

00:00