FAI firma termo de cooperação para integrar o Projeto Soul Feminina

13/08/2025    17h20

Parceria entre instituições vai implantar grupos reflexivos com homens autores de violência, fortalecendo ações preventivas e educativas em Adamantina

Por Jesana Lima 

O Centro Universitário de Adamantina (FAI) assinou, nesta segunda-feira (11), o Termo de Cooperação Técnica que integra o Projeto Soul Feminina, idealizado pela Juíza de Direito Dra. Ruth Duarte Menegatti, da 3ª Comarca de Adamantina. A iniciativa reúne diversas instituições para a implantação e execução dos Grupos Reflexivos com Homens, estratégia de caráter educativo e preventivo voltada à responsabilização ética e à redução da reincidência de casos de violência de gênero.

O Projeto Soul Feminina foi concebido como uma ação integrada de enfrentamento à violência contra a mulher, unindo o Poder Judiciário, órgãos de segurança pública, entidades da sociedade civil e instituições de ensino. O programa atua em diferentes frentes, com foco na prevenção, acolhimento, reeducação e fortalecimento da rede de proteção, oferecendo também atividades de conscientização e apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade.

O acordo foi firmado entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Comarca de Adamantina, o Ministério Público do Estado de São Paulo – Comarca de Adamantina, a Prefeitura Municipal de Adamantina, o Centro Universitário de Adamantina (FAI), a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Adamantina (Comissão da Mulher Advogada), a Delegacia de Defesa da Mulher de Adamantina e a 2ª Companhia do 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

Com foco na prevenção e no fortalecimento da rede de proteção, os grupos reflexivos irão oferecer aos participantes um espaço formativo, dialógico e reflexivo, estimulando a transformação pessoal, a desconstrução de comportamentos violentos e a promoção da justiça restaurativa.

O reitor da FAI, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, destacou a importância do envolvimento acadêmico no projeto. “A participação da FAI reforça nosso compromisso social e proporciona aos alunos, especialmente dos cursos de Psicologia e Direito, uma vivência prática e interdisciplinar que amplia sua formação e contribui diretamente para a transformação da comunidade”, afirmou.

Com a assinatura do termo, Adamantina dá mais um passo importante na consolidação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Crédito da foto: Cedida/FAI
Legenda: A iniciativa reúne diversas instituições para a implantação e execução dos Grupos Reflexivos com Homens

 

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Contribuintes podem baixar carnês dos tributos municipais diretamente na página da Prefeitura de Adamantina

27/01/2026   13h55 Vencimento da primeira parcela do FUN-FIS e ISS-Fixo será dia 20 de fevereiro Continua disponível em www.adamantina.sp.gov.br a opção para que os contribuintes, tanto pessoas

Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promove planejamento pedagógico antes da volta às aulas

27/01/2026   13h32 Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promoveu uma capacitação para 300 educadores antes da volta às aulas. Conforme

Vacina contra dengue continua disponível em todas as unidades básicas de saúde de Adamantina

27/01/2026   13h23 A vacina contra dengue destinada ao público que tem entre 10 e 14 anos de idade continua disponível em todas as unidades básicas

00:00