FAI leva saúde bucal para as escolas de Adamantina e região

06/10/2025   15h09

Além da verificação das condições bucais, os alunos demonstram às crianças a importância da escovação, identificam a presença de tártaro e reforçam hábitos de higiene

Por Jéssica Nakadaira


O curso de Odontologia do Centro Universitário de Adamantina (FAI), por meio da disciplina de Saúde Coletiva, coordenada pela professora Gabriela Romanini, tem desenvolvido um trabalho itinerante em escolas de Adamantina e municípios vizinhos. A iniciativa leva orientações de saúde bucal, aplicação de flúor, entrega de brindes e atividades educativas com crianças, unindo prevenção, ciência e humanização.

Neste mês, o projeto estará em duas instituições de Adamantina: no dia 6 de outubro na Escola Champagnat e no dia 8 no CEMA Eunice Maris. Durante as visitas, os acadêmicos verificam as condições bucais, demonstram às crianças a importância da escovação, identificam a presença de tártaro e reforçam hábitos de higiene. Além disso, realizam palestras, teatros, brincadeiras e atividades lúdicas, promovidas especialmente pelos alunos do 2º ano, que participam da disciplina de Odontologia Social. Essas ações aproximam os futuros dentistas da realidade infantil e os ajudam a desenvolver a humanização na profissão.

Segundo a professora Gabriela Romanini, o trabalho tem dupla função: formar consciência sobre a saúde bucal desde cedo e oferecer uma vivência prática essencial aos estudantes. “Esse trabalho pode ser solicitado por escolas de Adamantina e de toda a região, já que já realizamos atividades também em outras cidades”, destaca.

Além do impacto social, a disciplina de Saúde Coletiva também promove pesquisas científicas a partir das ações realizadas. Os estudos abordam temas como prevalência de cárie, hábitos de higiene e condições de saúde bucal das crianças, fornecendo dados importantes para a comunidade acadêmica e para a área da saúde pública.

O estudante Felipe Crepaldi, participante do projeto, enfatiza a relevância da experiência: “É uma vivência única, porque conseguimos levar conhecimento às crianças e, ao mesmo tempo, aprendemos muito na prática. Percebemos como a prevenção e a educação em saúde fazem a diferença desde cedo”, afirma.

Atendimento ampliado na Clínica Odontológica da FAI

Além das ações educativas nas escolas, a FAI mantém a Clínica Odontológica, instalada no Campus II, que atende pacientes de toda a região em diversas especialidades, como implantodontia, próteses, restaurações, endodontia (tratamento de canal), diagnóstico bucal, pacientes com necessidades especiais e odontopediatria.

Para ampliar o acesso das famílias, o atendimento em odontopediatria acontece à noite, às segundas e quartas-feiras, permitindo que pais e mães que trabalham durante o dia possam levar seus filhos. Apesar da grande procura, os interessados podem entrar em contato para realizar a triagem e aguardar conforme a demanda.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na clínica pelo telefone/WhatsApp (18) 99798-0120.

Crédito da foto: Cedida
Legenda: A iniciativa leva orientações de saúde bucal, aplicação de flúor, entrega de brindes e atividades educativas

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Gustavo Amaral – MTb.: 0097737/SP
Centro Universitário de Adamantina

Contribuintes podem baixar carnês dos tributos municipais diretamente na página da Prefeitura de Adamantina

27/01/2026   13h55 Vencimento da primeira parcela do FUN-FIS e ISS-Fixo será dia 20 de fevereiro Continua disponível em www.adamantina.sp.gov.br a opção para que os contribuintes, tanto pessoas

Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promove planejamento pedagógico antes da volta às aulas

27/01/2026   13h32 Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promoveu uma capacitação para 300 educadores antes da volta às aulas. Conforme

Vacina contra dengue continua disponível em todas as unidades básicas de saúde de Adamantina

27/01/2026   13h23 A vacina contra dengue destinada ao público que tem entre 10 e 14 anos de idade continua disponível em todas as unidades básicas

00:00