FAI participa do Inter Apaes com três cursos de graduação

07/05/2025 09h51

Evento reuniu 150 atletas, apoiados por 50 pessoas, no Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo

 Por Priscila Caldeira, com informações de Natacha Dominato

Colaborou: Gabriela Toloi


O Centro Universitário de Adamantina participou da Seletiva Inter Apaes – Conselho Estrelas da Nova Alta Paulista com os cursos de Educação Física, Nutrição e Enfermagem, no último dia 30, no Estádio Municipal Antônio Goulart Marmo.

Cerca de 150 atletas das Apaes de Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz, Pompeia, Tupi Paulista e Dracena, apoiados por 50 pessoas, competiram na modalidade de atletismo.

A realização é da Apae Adamantina, e conta com apoio da FAI, por meio da PROEXT, com o programa de extensão do curso de Educação Física intitulado “Esporte Adaptado – Muito além de uma conquista esportiva”, coordenado pela Prof.ª Dra. Gabriela Gallucci Toloi; do Programa das Olimpíadas Especiais Brasil Bauru; da Prefeitura Municipal de Adamantina; secretaria municipal de Cultura e Turismo; secretaria de Esportes, Lazer e Recreação; e secretaria de Assistência Social.

De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física, Prof.ª Dra. Gabriela Gallucci Toloi, o evento com a participação dos estudantes de graduação possibilitou oferecer dimensões “diferenciadas” de apoio e eficiência e que o “encantamento” deste dia teve um “brilho intenso” com a presença dos alunos da FAI.

“A educação física promove algo mais profissional junto a arbitragem, auxílio técnico, orientações e conduta, sendo um momento de aprendizado, mas de muita troca. A enfermagem, pode proporcionar atendimentos importantíssimos e ofereceu segurança a todos os atletas nessa ação. A nutrição foi fundamental para guiar uma boa alimentação durante a competição, e na escolha dos alimentos mais apropriados para o momento”, avalia a docente.

Para a educadora física da APAE Adamantina, Mariane Kamile de Paiva Zapparoli, a presença dos cursos da FAI é essencial para que o evento ocorra com suporte e excelência.

“A FAI tem uma disponibilidade muito grande em se falando de pessoas, materiais e equipamentos em todas as áreas. Isso faz com que o evento se torne completo com todo o suporte necessário para sua realização.  Acredito que sem esse auxílio talvez seria um evento pequeno, no entanto, com o apoio da FAI se torna grandioso. Somos muito gratos pela FAI estar sempre ao nosso lado. Essa parceria é um sucesso”, relata Mariane.

A estudante de Educação Física, Vania Alves Ferreira Vieira, afirmou que a participação no Inter Apaes, com apoio das Olimpíadas Especiais, foi um privilégio: “Foi sensacional poder partilhar momentos de muita alegria com os atletas e aprender com eles a sonhar, superar os desafios e encarar os obstáculos com leveza. Além de ter sido um grande aprendizado para minha formação acadêmica”.

Inter APAES 10Inter APAES 2Inter APAES 12Inter APAES 4Inter APAES 14Inter APAES 6Inter APAES 13Inter APAES 1Inter APAES 3Inter APAES 5Inter APAES 7Inter APAES 8Inter APAES 9Inter APAES 11Inter APAES 15

Crédito das fotos: Juliane Derroide
Legenda
: Cerca de 150 atletas das Apaes de Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz, Pompeia, Tupi Paulista e Dracena competiram na modalidade de atletismo

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Centro Universitário de Adamantina

Número da unidade consumidora na conta de luz será atualizado em janeiro

04/12/2025   16h24 Objetivo da mudança que valerá em todo o país é aumentar eficiência, transparência e a qualidade das informações utilizadas para gestão e operação

Visitação para empresas interessadas no antigo prédio do IBC continua aberta

04/12/2025   15h42 Edital com as informações está disponível em https://www.adamantina.sp.gov.br/portal/editais/0/1/1752/ Continua aberta à visitação para interessados em participar do edital de concorrência pública do antigo

Secretaria Municipal de Educação implementa ações do Programa Prefeitura de Excelência

04/12/2025   15h26 Ação contou com o apoio de Diego Calegari, secretário de educação de Joinville, que é o município que hoje tem a melhor pontuação

00:00