Ferramenta do Detran-SP agiliza liberação de veículos apreendidos por infrações de trânsito

15/10/2025   18h43

Com ferramenta LIVE, proprietário consegue liberar veículo do pátio em minutos; saiba como


Em sete dias, foram 1.097 veículos liberados pela LIVE. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

  • Agência SP
  • Publicado em 15/10/2025 – 08:54

Mais de mil proprietários já conseguiram liberar seus veículos de forma ágil pela Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), serviço do Detran-SP para liberação de veículos apreendidos por infrações de trânsito. Na semana de 28 de setembro a 4 de outubro, foram 2.335 veículos liberados. Destes, 1.097, ou 47%, saíram do pátio por conta da LIVE.

O Detran-SP, com apoio da Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo, desenvolveu a ferramenta de Liberação Instantânea de Veículos com base na hiperautomação. Por meio dela, há uma integração de tecnologias que dispensa a ação humana.

Como liberar veículos apreendidos

A ferramenta permite a liberação imediata de veículos por meio do portal do Detran-SP. Para utilizá-la, é necessário ter uma conta GOV.BR com selo prata ou ouro e, após o login, selecionar o veículo apreendido que se deseja liberar.

Na sequência, o usuário tem acesso a uma tela com informações do veículo:

  • Localização do pátio onde está recolhido;
  • Valor da taxa de liberação;
  • Eventuais multas pendentes de pagamento.

As multas e a taxa de liberação, fixada em R$ 20,06, podem ser quitadas via Pix, com QR Code ou chave gerada pelo próprio sistema. Com o serviço, o cidadão sabe exatamente o valor que deve ser pago, evitando cobranças indevidas. Os valores referentes ao pátio também são detalhados no ofício de liberação, conferindo maior transparência ao processo.

O rastreamento de débitos e restrições é possível pela integração da LIVE com diversas bases governamentais, como a da Receita Federal, a da plataforma GOV.BR e a do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf).

JUFAI 2026 segue com jogos de alto nível e arquibancadas cheias

30/04/2026   16h29 Delegação de Educação Física/Licenciaturas continua em 1º lugar na pontuação parcial geral Por Jéssica Nakadaira A segunda noite dos Jogos Unificados da FAI (JUFAI

Profissionais do CREAS de Adamantina participam de supervisão técnica para qualificação do atendimento

30/04/2026   16h51 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 30 de abril, um encontro do ciclo de

Campanha “Imposto de Renda do Bem” reúne contadores e fortalece ações sociais em Adamantina

30/04/2026   16h13 A Prefeitura de Adamantina realizou, na manhã desta quinta-feira (30), no Lar dos Velhos, um encontro com contadores, empresários, autoridades e representantes de

00:00