Fundação CASA inscreve 1,7 mil adolescentes no Encceja PPL

14/10/2022 19h10

Exame para jovens privados de liberdade acontece na próxima semana, proporciona certificação do Fundamental e Médio e ajuda a modificar futuro

Uma oportunidade para concluir o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, mesmo estando fora da idade-série correta, e, assim, dar continuidade aos estudos e tentar um novo futuro.

Para 1.705 adolescentes em cumprimento ou que já cumpriram medida socioeducativa de internação em 88 centros socioeducativos da Fundação CASA, essa chance vem por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL). A Instituição inscreveu esses jovens para prestar as provas nos dias 18 e 19 de outubro.

Do total de inscritos, 1.120 tentam a certificação do Ensino Fundamental, enquanto 585 procuram concluir o Ensino Médio. Em comum, a busca de melhorar a escolaridade e avançar nos estudos, como aconteceu com o jovem Jonathan, de 19 anos.

O hoje auxiliar administrativo ficou internado no CASA Pirituba, na cidade de São Paulo. Lá, prestou o Encceja PPL em 2021 e concluiu o Ensino Médio. Ainda no centro socioeducativo, prestou vestibular para uma universidade particular: passou e conseguiu bolsa para cursar Tecnologia e Segurança da Informação.

Seu objetivo é construir uma carreira na área de tecnologia e até viver uma experiência internacional. “Quero morar no Canadá com a minha família”, planeja o jovem, que é pai de uma bebê de quase 3 anos. Nas horas vagas, o rapaz faz cursos abertos na área de TI em instituições de ensino como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Harvard.

“É nítido o quanto a educação é fundamental para que esses adolescentes procurem novas perspectivas”, afirma o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa. “Elevar a escolaridade é o início e o fundamento para se qualificarem, especialmente para se inserirem no mercado de trabalho futuramente.”

Sobre o Encceja PPL
O Encceja PPL é um exame voltado a pessoas privadas de liberdade que não concluíram os estudos na idade-série correta e buscam a certificação dos ensinos Fundamental ou Médio – ou ao menos a proficiência em algumas disciplinas. As provas são aplicadas nos sistemas socioeducativo e prisional.

Desde 2017, o Ministério da Educação (MEC) passou a utilizar o Exame como meio para certificar o Ensino Médio – antes era apenas o Fundamental. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela execução.

Para obter a certificação do Ensino Fundamental, o inscrito precisa ter, ao menos, 15 anos, enquanto a pessoa que deseja certificar-se no Ensino Médio precisa ter ao menos 18 anos, além do Ensino Fundamental completo.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Ensino Fundamental possui nove anos. O ingresso da criança se dá aos seis anos de idade, com expectativa de conclusão aos 14 anos.

Já na etapa seguinte, a expectativa é que o adolescente que cursa o Ensino Médio tenha idade entre 15 e 17 anos. Jovens e adultos com idades cronológicas incompatíveis com as das séries encontram-se em defasagem idade-série.

Escolarização na CASA
A educação escolar na Fundação CASA é realizada em parceria com a Secretaria do Estado da Educação. Os adolescentes privados de liberdade são matriculados em escolas da rede pública estadual, mas têm aulas dentro dos centros socioeducativos, com professores da Secretaria. O cronograma de aulas, conteúdos e material didático seguem aquilo que é ministrado na rede pública do Estado.

 

Camila Souza
Jornalista- Assistente de Direção
Fundação Casa / SP

Informações à imprensa:
Denilson Araujo de Oliveira

Secretaria de Cultura e Turismo realiza reunião para criação do Calendário Anual de Festas e Eventos Populares (CAFEP)

14/01/2025 17h53 Na manhã de ontem (13), foi realizada a reunião para criação e organização do Calendário Anual de Festas e Eventos Populares (CAFEP). O

Prefeitura de Adamantina intensifica trabalho de inspeção de terrenos na cidade

14/01/2025 17h51 Proprietários de imóveis edificados e não edificados são responsáveis pela limpeza de seus terrenos Com o objetivo de orientar os proprietários para que

Iluminação pública: Energisa explica a quem recorrer em caso de problemas e esclarece dúvidas sobre o serviço

14/01/2025 17h47 Valor da taxa de iluminação pública que vem nas faturas é repassado integralmente às prefeituras, que são responsáveis pelos serviços de manutenção Imagine

00:00