Fundo Social de SP participa de feira têxtil e reforça inclusão de grupos vulneráveis no mercado na moda

20/02/2025 14h50

Iniciativa do Fundo Social destaca os benefícios dos cursos gratuitos do programa ‘Escolas de Qualificação Profissional’ voltados ao setor


Estande do Fundo Social SP no evento. Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de SP

Agência SP

Publicado em 19/02/2025 – 18:43

Fundo Social de São Paulo apresenta seus cursos gratuitos de capacitação em moda na FebraTêxtil 2025, a principal feira da indústria têxtil e de confecção da América Latina. A iniciativa reforça o programa Escolas de Qualificação Profissional como um importante instrumento de inclusão social, geração de emprego e renda. Além disso, estimula a inserção de grupos em situação de vulnerabilidade no mercado e amplia oportunidades de desenvolvimento social. Nesta quarta-feira (19), a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo visitou a feira, que acontece até o dia 20 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo.


Primeira-dama e presidente do Fundo Socal de São Paulo, Cristiane Freitas e equipe no evento. Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de SP

“O curso de Moda do programa Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo está entre os mais procurados. A alta demanda reflete o interesse crescente por setores que valorizam habilidades especializadas e oferecem oportunidades de inserção no mercado de trabalho, empreendedorismo e autonomia financeira”, afirma a primeira-dama e presidente do Fundo Socal de São Paulo, Cristiane Freitas. “O Fundo Social está na Febratêxtil representando o Governo do Estado de São Paulo, a fim de fortalecer laços e criar oportunidades que trazem benefícios a população”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM: Fundo Social de São Paulo retoma aulas do programa Escolas de Qualificação Profissional

No estande do Fundo Social de São Paulo, telas de Led exibem vídeos que mostram de perto o impacto do ensino de técnicas de costura, corte e confecção oferecidas pelas Escolas de Moda e Arte, promovendo inclusão e autonomia para a população de baixa renda.


O estande por dentro. Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de SP

Na Escola de Arte e Moda do Fundo Social de São Paulo, os alunos desenvolvem diversas competências, como: Moldes (Blusa e Vestido), Adaptação de Moldes (Saias e Calças), Artesanato (Cartonagem e Crochê), Assistente de Modelagem Industrial, Costureiro Avançado (Consertos e Ajustes), Costureiro Básico Industrial, Costureiro de Malhas e Agasalhos, Gestão de Brechós e Marketing e Comunicação de Moda.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP prorroga inscrições para o Concurso Moda Inclusiva

A formação oferecida nos cursos é ministrada por parceiros como o Centro Paula Sousa, Sebrae e Senac, e tem proporcionando aos participantes não apenas novas habilidades, mas também autoestima e oportunidades de reinserção no mercado de trabalho e empreendedorismo.

Além da área de Moda, o Fundo Social de São Paulo disponibiliza cursos em outros cinco setores: Administração, Informática, Gastronomia, Beleza e Bem-estar. Os cursos são realizados em parceria com o Centro Paula Souza, Sebrae e Senac, garantindo qualidade na formação profissional.


Distribuição de folhetos do Fundo Social na frente do estande. Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de SP

LEIA TAMBÉM: Governo de SP aumenta em 37% os atendimentos à população em dois anos de gestão

O programa Escolas de Qualificação Profissional atende diversas regiões do estado, com vagas disponíveis em unidades das Praças da Cidadania, Centros de Integração da Cidadania (CICs) e sedes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e municípios, por meio de convênios. As inscrições para os cursos estão sempre abertas no site: www.cursofussp.sp.gov.br.

Prefeitos poderão evitar deslocamento para São Paulo fazendo uso de videoconferência, informa o diretor do Escritório Regional da Secretaria de Governo e Relações Institucionais Márcio Cardim

23/08/2024   18h18 Marcio acompanhou a visita do governador Tarcísio Gomes de Freitas nas cidades de Marília, Parapuã e Tupã na tarde de ontem (22/08). Em

Portas Abertas: Fatec Adamantina recebe visitas de alunos do Ensino Médio de olho no vestibular

22/08/2025   17h34 As visitas são gratuitas e podem ser agendadas por escolas, grupos ou interessados de forma individual Por Assessoria de Imprensa Nesta semana, a

Fatec Adamantina abre processos seletivos para contratar professores de inglês

22/08/2025   17h30 Inscrições para as duas vagas podem ser feitas até o dia 4 de setembro, exclusivamente pela internet Por Assessoria de Imprensa O Centro

00:00