Gestores municipais de Assistência Social devem responder questionário do TCU até 8 de agosto

25/07/2025  17h37

Objetivo da auditoria é verificar se as condicionalidades do Programa Bolsa Família estão sendo atendidas

Gestores municipais de Assistência Social, Educação e Saúde receberão, até 30 de julho, e-mail contendo um questionário encaminhado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com o objetivo de verificar se as condicionalidades do Programa Bolsa Família têm sido atendidas, bem como avaliar o acompanhamento feito pelos órgãos responsáveis. Os questionários devem ser respondidos até 8 de agosto. A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) contribui com a divulgação da auditoria do TCU junto aos 645 municípios do estado, visando o êxito da ação de fiscalização junto aos gestores municipais de assistência social.

Os questionários estão sendo enviados a todos os gestores municipais – cerca de 5,5 mil para cada área – totalizando mais de 15 mil questionários enviados pelo e-mail do LimeSurvey, um software de pesquisa por meio eletrônico. Os e-mails desses gestores foram previamente fornecidos pelos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, da Educação e da Saúde.

Os municípios podem solicitar a alteração do nome do gestor e respectivo endereço de e-mail, porém, será aceita somente uma resposta por e-mail/link de pesquisa/município. O TCU ressalta que a resposta ao questionário pelo gestor municipal é obrigatória. Essa auditoria realizada pelo TCU tem como base a Portaria de Fiscalização AudBenefícios 152, de 25 de março de 2025.

Questionário Específico

O TCU esclarece que além do QGMAS – Questionário Gestor Municipal de Assistência Social, QGME – Questionário Gestor Municipal de Educação e QGMS – Questionário Gestor Municipal de Saúde, os gestores também receberão questionários específicos, cuja resposta também é obrigatória. Ambos devem ser respondidos até o dia 08 de agosto, impreterivelmente.

A equipe de auditoria está à disposição para esclarecer dúvidas, por meio do e-mail [email protected].

Sobre o TCU

Criado em 1890 para fiscalizar as receitas e despesas e receitas dos órgãos públicos, é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do País, quanto à sua legalidade, legitimidade e economicidade.

Primeira Igreja Batista realiza a IV Festa das Variedades neste sábado, 7

03/11/2026   17h15 Evento será realizado a partir das 19h em frente à sede da Igreja, na alameda Dr. Armando de Salles Oliveira, 360  Por Daniel Torres

Fatec Adamantina abre hoje a VIII Semana de Tecnologia

03/11/2026   17h05 Setec 2026 reúne, até sexta, 6, palestras, desafios de inovação, desenvolvimento de ideias e oficinas em quatro noites de atividades voltadas à comunidade

Vestibular Fatec 2027: prazo de inscrições é prorrogado até 16 de novembro

03/11/2026   16h29 Candidatos interessados em estudar na Fatec Adamantina ganharam mais dez dias para garantir a participação no processo seletivo; são duas opções de cursos superiores

00:00