Governador acompanha ações de acolhimento na volta às aulas da rede estadual

03/02/2023 15h48

Escolas estaduais desenvolveram atividades especiais para receber os novos alunos

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Educação, Renato Feder, acompanharam nesta sexta-feira (3) a volta às aulas na Escola Estadual Professor Rômulo Pero, na zona norte da capital. Ao todo, 3,3 milhões de estudantes retornaram às salas de aula das mais de 5,3 mil escolas da rede estadual de São Paulo. Em todo estado, alunos foram recebidos com atividades de acolhimento que promovem inclusão e integração nas primeiras semanas do ano letivo.

“É um momento muito legal da vida. Momento que você faz amizades que são para a vida toda. Até hoje, quando passo pelas escolas que estudei eu sinto saudades. Tenho um carinho muito especial pelas escolas”, afirmou o Tarcísio de Freitas.

A escola visitada por Tarcísio e Feder preparou uma série de atividades para realizar a escuta ativa dos novos estudantes, além de ações que auxiliam no reconhecimento do protagonismo escolar. Entre elas, a dinâmica Escalada do Ensino médio, na qual cada aluno registra um sonho em papel e dialoga com os colegas sobre as metas que podem auxiliá-lo nessa conquista.

O governador Tarcísio de Freitas também destacou a importância em reforçar as atuais unidades de ensino em tempo integral. “Estamos focados em fortalecer, investir e qualificar essas que já existem. Temos um desafio adicional que é incluir o ensino profissionalizante, transformando as escolas de ensino médio em centros de formação profissional”.

A secretaria da Educação também trabalha para aprimorar as demais unidades da rede, tornando-as mais atrativas aos estudantes da rede, com novas propostas pedagógicas e tecnológicas. “Ainda no primeiro semestre queremos que os alunos se dirijam aos computadores para estudar português, matemática, estudar inglês e programação de computador”, disse o secretário de Educação, Renato Feder.

Ano Letivo e distribuição do material escolar

O primeiro semestre vai até 30 de junho e o recesso do meio do ano até 24 de julho, sendo o último dia dedicado a mais um momento de planejamento. O segundo semestre começa no dia 25 de julho e se encerra ao final do ano letivo em 15 de dezembro.

A partir do primeiro dia letivo cada unidade entrega o material diretamente aos estudantes. Para esse ano a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) investiu mais de R$ 122 milhões para aquisição dos kits que variam conforme o ciclo do aluno.

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

ATENÇÃO, ADAMANTINA! TERÇA-FEIRA É DIA DE COLETA SELETIVA!

02/10/2026   15h12 A partir de 13 de outubro, passa a valer a nova orientação para a coleta seletiva: às terças-feiras, os coletores recolherão somente materiais

Prefeitura de Adamantina realiza Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual

02/10/2026   14h56 População, instituições e representantes da comunidade estão convidados a participar da apresentação e discussão da LOA A Prefeitura Municipal de Adamantina, por meio

EMEF Navarro de Andrade celebra inclusão e boas práticas de alfabetização em manhã de homenagens

02/10/2026   14h46 Atividades destacaram o trabalho desenvolvido por professores e alunos da rede municipal de ensino A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal

00:00