Governo cria 100 mil bolsas para capacitar agentes de segurança

27/09/2023 18h04

Auxílio beneficiará policiais, bombeiros, peritos e guardas municipais

Publicado em 27/09/2023 – 11:02 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O governo federal disponibilizará 100 mil bolsas no valor de R$ 900 para capacitar agentes de segurança em todo o país. O benefício está previsto no Projeto Bolsa Formação, no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).

De acordo com o Ministério da Justiça, os cursos serão focados nos eixos do Pronasci 2, e o auxílio beneficiará policiais militares, civis e penais, bombeiros militares, integrantes de órgãos oficiais de perícia criminal e guardas municipais de estados que aderirem à iniciativa.

Durante a cerimônia de assinatura da portaria que detalha o projeto, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que a bolsa será “um estímulo a mais, além de moral e ético”, para os agentes de segurança. A expectativa é de que ela ajude também no desenvolvimento de trabalhos conjuntos envolvendo as três esferas de governo – federal, estadual e municipal.

O Pronasci tem, entre seus eixos prioritários, o de enfrentamento e prevenção da violência contra as mulheres, o combate ao racismo estrutural e as políticas públicas de segurança com foco em territórios vulneráveis e com altos indicadores de violência.

Os primeiros cursos começarão a ser ministrados em novembro. Segundo a coordenadora do Pronasci, Tamires Sampaio, a ideia é possibilitar aos agentes uma atualização das práticas de segurança, bem como o aprimoramento do que já foi aprendido.

Tamires explica que o trabalho na segurança pública exige atualizações constantes, uma vez que, “a todo momento, acontecem mudanças na sociedade e isso se reflete no sistema de segurança”.

Edição: Graça Adjuto
Foto: José Cruz
Fonte: Agência Brasil

Coordenador do curso de Direito da FAI ingressa em doutorado na Unesp

24/03/2026   15h54 Igor Terraz Pinto possui uma sólida trajetória acadêmica e profissional Por Jéssica Nakadaira O coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de

Março Lilás reforça a importância da prevenção ao câncer de colo do útero com ação especial hoje em Adamantina

24/03/2026   11h10   A campanha Março Lilás, voltada à conscientização e prevenção do câncer do colo do útero, ganha destaque em Adamantina com a realização

Fundo Social de Solidariedade de São Paulo celebra 58 anos e reforça atuação em apoio aos municípios

23/03/2026   17h25 O Fundo Social de Solidariedade de São Paulo celebra, em março de 2026, 58 anos de atuação voltada à promoção da cidadania, capacitação

00:00