Governo de SP anuncia investimento recorde em pesquisa agropecuária

27/07/2021 16h18

Estado confirma liberação de R$ 52 milhões para modernizar sedes e laboratórios de institutos na capital e interior

O Vice-Governador Rodrigo Garcia anunciou nesta terça-feira (27), em Campinas, investimento estadual recorde de R$ 52 milhões nos institutos de pesquisa ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O valor será usado na modernização das sedes e laboratórios de pesquisa para aprimorar o atendimento a demandas de inovação e pesquisa do agronegócio de São Paulo e do Brasil.

“O investimento em pesquisa é fundamental para que a gente continue mantendo o agro de São Paulo e do Brasil como referências para o mundo. Foi em São Paulo, nos nossos institutos, que os grandes desenvolvimentos do agronegócio ocorreram. Foi daqui que saiu a iniciativa da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] e tantas outras que tornaram o Brasil uma potência do agronegócio”, afirmou Garcia.

A cerimônia foi realizada na fazenda Santa Elisa do IAC (Instituto Agronômico de Campinas), um dos mais tradicionais polos de pesquisa do agro na América Latina. Segundo a Secretaria de Agricultura, o investimento atual configura o triplo do maior repasse estadual para pesquisa agropecuária. Em 2009, o Governo de São Paulo repassou R$ 17 milhões a seis institutos e 11 polos regionais da pasta.

Acompanhado pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento Itamar Borges, o Vice-Governador participou da entrega de um novo produto natural para controle de pragas na cultura da soja e espécies aprimoradas de feijão carioca e uva.

O Governo do Estado também entregou 31 drones que vão auxiliar o acompanhamento técnico dos Planos de Regularização Ambiental elaborados pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS/CATI). Outros dez drones já foram entregues na última semana.

“Além do avanço no conhecimento, o investimento será fundamental para disponibilizarmos novos produtos e serviços para o agro, fomentando os diferentes atores das cadeias produtivas. Isso mostra o comprometimento do Governador João Doria e do Vice-Governador Rodrigo Garcia com a ciência e o agro”, disse Borges.

De acordo com informações da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), parte do investimento vai permitir a implementação de mais de 50 soluções tecnológicas que os institutos estaduais vão entregar até o fim deste ano. O aporte também vai assegurar modernização e ampliação de imóveis, além da criação de hubs de inovação e suporte para startups com perfil para o agronegócio.

“A ideia é criar um sistema em rede inicialmente nos ambientes de São Paulo, Campinas, Nova Odessa e Ribeirão Preto, aplicando isso para outras regiões no futuro e formando uma Rede de Inovação do Agro. Também vamos acelerar a transferência de tecnologia para os diferentes setores do agronegócio, colaborando para a geração de empregos, segurança alimentar, alimento seguro e de menor impacto ambiental”, explicou o Coordenador da APTA, Sergio Tutui.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP
Assessoria de Imprensa – APTA

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00