Governo de SP apresenta projeto estadual de transição energética a empresários alemães

13/09/2023 17h25

Tarcísio de Freitas falou a investidores europeus durante roadshow “O Ecossistema da Transição Energética Verde”

Qua, 13/09/2023 – 13h37 | Do Portal do Governo


(Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP)

O protagonismo de São Paulo em políticas públicas de transição energética e desenvolvimento de combustíveis sustentáveis foi o principal destaque do roadshow “O Ecossistema da Transição Energética Verde”, promovido pelo Forum Brazil-German Space. Nesta quarta-feira (13), o governador Tarcísio de Freitas apresentou a investidores e empresários alemães as iniciativas do Plano Estadual de Energia 2050 e as metas paulistas para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.

“Temos um espaço gigantesco em São Paulo para expandirmos os investimentos em energia verde. Temos condição de produzir e capacidade de liderar o processo de transição energética do país”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

O evento também reuniu os secretários de estado, o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, e o cônsul-adjunto da Alemanha em São Paulo, Joseph Weiss.

A exposição reforçou a posição de vanguarda que São Paulo ocupa na inovação em tecnologias de energia verde com o Plano Estadual de Energia 2050 (PEE), que possui diretrizes para o incentivo a projetos de transição energética e redução de emissões de gases de efeito estufa em todo o território paulista.

O PEE é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da InvestSP, agência paulista de promoção de investimentos e competitividade vinculada à pasta comandada por Jorge Lima.

“Precisamos investir no Biogás, Biometano, energia fotovotaica, hidrogênio e na energia gerada a partir de resíduos. A Alemanha pode ser um grande parceiro tendo em vista a diversas tecnologias que eles possuem. Como iniciativa, propomos a criação de um grupo de trabalho entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e empresas alemãs visando reindustrilizar o polo petroquímico de Cubatão, baseado em uma indústria verde, dentre outras ações sustentáveis”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.


Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP)

De acordo com a InvestSP, há 24 projetos privados de transição energética em andamento em São Paulo, com investimentos de quase R$ 25,8 bilhões e a expectativa de geração de 7,8 mil empregos.

Desse total, são 15 iniciativas na área de energia, cinco no setor automotivo e de máquinas e equipamentos, um em tratamento de resíduos, um em mineração, metalurgia e metalmecânica, um em alimentos e bebidas e um focado em comércio e serviços.

Há pouco mais de um mês, o Governo de São Paulo também apresentou uma importante iniciativa do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), sediado na Escola Politécnica da USP, para pesquisa e desenvolvimento de projetos de energia verde e transição energética.

Com o apoio do Estado em parceria da USP com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e as empresas Shell Brasil, Hytron, Raízen, Toyota e o Senai, a capital vai receber a primeira estação do mundo para abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol.

Sobre o roadshow
A ação desta quarta é organizada pela fundação não-governamental fBGS Forum Brazil-German Space, com o objetivo de apresentar estratégias, soluções tecnológicas e comerciais e de posicionamento de marca para atuação conjunta de instituições governamentais, fabricantes e clientes nos ecossistema criados pela transformação verde.

Atlética de Agronomia entrega doações da Campanha do Agasalho para a Casa da Sopa Joanna de Ângelis

22/07/2024 17h07 Foram arrecadadas 186 peças Por Jéssica Nakadaira A Atlética do curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina promoveu a Campanha do Agasalho

Com apoio da Fapesp, grupo identifica novos probióticos em queijos tradicionais

22/07/2024 17h04 Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos encontraram três cepas de bactérias que podem beneficiar a saúde humana Seg, 22/07/2024 – 9h01 |

Qualifica SP Meu Primeiro Emprego prorroga inscrições para 9,3 mil vagas em cursos

22/07/2024 17h01 A ação é destinada a jovens de 16 a 24 anos, com ensino fundamental completo, que moram no estado e desejam ingressar no

00:00