Governo de SP entrega 105 viaturas blindadas para a Polícia Civil

12/05/2021 16h54

Com investimento superior a R$ 23 milhões, veículos vão reforçar operações policiais e garantir segurança de agentes no combate ao crime organizado

O Governador João Doria participou nesta quarta-feira (12) da entrega das primeiras 105 viaturas blindadas da história da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Com investimento de mais de R$ 23,3 milhões, os veículos SUV vão proporcionar mais qualidade aos trabalhos policiais e mais segurança aos agentes durante ações de combate ao crime organizado.

“Pela primeira vez, a Polícia Civil de São Paulo terá uma frota de veículos blindados. Eles vão proporcionar mais segurança aos policiais no combate ao crime organizado e melhorar o sistema de proteção às pessoas em todo o Estado. Meses atrás, também fizemos a entrega das primeiras viaturas blindadas para a Polícia Militar”, declarou o Governador.

Doria também agradeceu às forças policiais pelo trabalho na Força-Tarefa de combate à pandemia, que atua diariamente na capital, interior e litoral para coibir aglomerações, comércios irregulares e festas clandestinas.

A aquisição dos veículos foi feita por meio de pregão eletrônico. A empresa vencedora foi a GM, com o modelo Trail Blazer. Cada veículo custou R$ 222 mil. A renovação da frota policial com veículos blindados é um compromisso da atual gestão na área de Segurança Pública de São Paulo.

“Já somos, hoje, a primeira polícia do Brasil com a maior frota de viaturas blindadas”, afirmou o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos. “A viatura blindada é um multiplicador de poder com que criamos mais proteção às guarnições que a ocupam e trabalham diuturnamente”, acrescentou.

Dos 105 veículos, 37 serão destinados a unidades especializadas da Polícia Civil na capital, como os departamentos estaduais de Investigações Criminais (Deic), de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), além do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) e das Centrais Especializadas de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) – subordinadas às delegacias seccionais.

A região da Grande São Paulo será atendida com 14 viaturas para as delegacias seccionais de Carapicuíba, Diadema, Franco da Rocha, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e Taboão da Serra.

O interior do Estado receberá 54 veículos, que serão entregues às Divisões Especializadas de Investigações Criminais (Deic) das regiões de São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba.

Renovação da frota

Desde o início da atual gestão, o Governo de São Paulo promove a renovação contínua da frota da Segurança Pública. Desde 2019, já foram adquiridos 5.354 veículos para as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e policiamento ambiental. O investimento total já ultrapassou R$ 368,4 milhões, incluindo as 105 viaturas blindadas entregues nesta quarta e outras 70 já distribuídas à Polícia Militar.

O policiamento militar rodoviário também foi contemplado com 36 novos veículos para atividades nas regiões de Bauru e Araraquara. O investimento de R$ 3 milhões foi feito pela concessionária EixoSP, em cumprimento ao contrato de concessão rodoviária com o Estado.

Ainda há aquisições em andamento, como 30 veículos descaracterizados para a Polícia Civil, sob investimento de mais de R$ 4 milhões, e outros 190 automóveis para uso da Superintendência de Polícia Técnico-Científica, com valor superior a R$ 10,9 milhões.

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00