Governo de SP entrega obras de contenção em encostas em Guarujá

18/02/2021 1758

Obras realizadas no Morro do Macaco Molhado receberam investimentos de R$ 23,5 milhões e fazem parte de um pacote de medidas preventivas contra enchentes na Baixada Santista

O Governador João Doria realizou, nesta quinta-feira (15), a entrega das obras de contenção na encosta do Morro do Macaco Molhado, em Guarujá. As obras receberam investimento de R$ 23,5 milhões, por meio de convênio firmado junto à Secretaria de Desenvolvimento Regional, e atendem a uma demanda histórica do município.

“Essa obra representa um investimento de quase R$ 25 milhões do Estado de São Paulo, além de um investimento adicional da prefeitura do Guarujá. Todo o sistema de impermeabilização, construção de drenagem, captação de água de chuva, é um trabalho de engenharia de primeira qualidade. É um exemplo e uma referência para outras obras preventivas”, destacou o Governador João Doria, que esteve em Guarujá nesta manhã.

As obras de contenção de encostas foram realizadas em uma área total de 6.314,37m² e representam maior segurança para os moradores do entorno do Morro do Macaco Molhado, localizado no Jardim Bela Vista. O local registrou 34 óbitos por soterramento em março de 2020, durante a trágica tempestade que provocou um total de 45 mortes na Baixada Santista.

O convênio foi assinado em abril de 2020, prevendo liberação de até R$ 25 milhões ao município. O valor total dos repasses foi de R$ 23,5 milhões, de acordo com o previsto no projeto executivo. Foram realizados serviços diversos como sondagem, movimentação de terra, contenção de solo, drenagem e sinalização de trânsito, além de demolições e outros serviços complementares.

O Secretário Marco Vinholi reiterou a importância destas intervenções: “A verba é fundamental para as localidades, que resultarão em uma grande melhoria de vida para a população do Guarujá, resolvendo problemas históricos na Baixada Santista”, afirmou Vinholi.

Histórico

A forte chuva registrada na Baixada Santista no dia 3 de março de 2020 provocou diversos deslizamentos e um total de 45 mortes por soterramento em Guarujá, Santos e São Vicente. O Governador João Doria determinou, imediatamente, a realização de uma série de medidas para auxílio nas buscas, atendimento assistencial aos desalojados e repasse de recursos para obras nos municípios.

Em abril, o Governador e o Secretário Marco Vinholi realizaram a liberação de R$ 50 milhões para convênios de obras emergenciais e de infraestrutura urbana nas três cidades. A destinação dos recursos foi definida em comum acordo pelos prefeitos, sendo destinados R$ 25 milhões para Guarujá, R$ 15 milhões para Santos e R$ 10 milhões para São Vicente.

Reforma de escola

Durante a visita ao município de Guarujá, o Governador João Doria esteve na Escola Estadual Milton Borges Ypiranga, localizada na Vila Edna, e acompanhou de perto os serviços de reforma em curso na unidade. De acordo com o Secretário de Educação, Rossioeli Soares, as obras no valor de R$ 200 mil estão sendo realizadas através do Convênio Prioritárias – Escola Mais Bonita. O projeto inclui serviços de cobertura, hidráulica, elétrica e pintura. Além disso, a escola recebeu, entre 2020 e 2021, o montante de R$ 605,8 mil pelo Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista (PDDE-SP).

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Desenvolvimento Regional

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00