Governo de SP impulsiona melhoramento genético do gado leiteiro

26/05/2025 12h03

Agricultor familiar se torna o primeiro no Brasil a produzir e vender embriões


Proprietário de sítio investe no melhoramento genético de seu gado leiteiro

  • Agência SP
  • Publicado em 25/05/2025 – 12:40

O que antes era um sonho da família Oliveira, o assentado e produtor rural Anderson Pereira de Oliveira transformou em realidade. Proprietário do Sítio São Gabriel em Presidente Bernardes, no Pontal do Paranapanema, ele investiu no melhoramento genético de seu gado leiteiro. Ao adotar a técnica de transferência de embriões, Anderson não só mudou a realidade de sua família, mas também passou a compartilhar seus processos e conhecimentos com outros produtores na região de Presidente Prudente e em todo o Brasil.

O Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, está investindo em biotecnologias de reprodução, especificamente na técnica de transferência de embriões. Essa iniciativa faz parte de um programa de melhoramento genético de bovinos, implementado através da plataforma Cultivando Negócios. O objetivo principal é aprimorar não apenas a genética do gado leiteiro, mas também a qualidade do leite produzido pelos agricultores familiares na região do Pontal do Paranapanema.

Anderson recorda que tudo começou na década de 1990, quando seus pais, Ademir e Maria Izabel, receberam do ITESP a concessão de uso de 19 hectares de terras no assentamento Palú. Além de sua família, outras 43 famílias residem no assentamento e desenvolvem atividades como pecuária leiteira, agricultura familiar e fruticultura, entre outras práticas agrícolas.

O produtor destaca que o trabalho sempre foi familiar. Além dos pais, ele conta com o apoio do irmão e sócio, Adriano, da esposa Alessandra, e dos três filhos. Nos últimos 20 anos, Anderson aprimorou seus conhecimentos e técnicas, transformando a propriedade em um modelo produtivo na região. Inicialmente, havia apenas 15 cabeças de gado mestiço, que produziam cerca de 60 litros de leite por dia. Atualmente, graças à parceria e suporte técnico do ITESP, com a técnica de transferência de embriões, uma única vaca produz 45 litros de leite diariamente.


A produção diária ultrapassa os três mil litros, que são comercializados para um laticínio local. O sucesso da transferência genética foi tamanho que, em setembro de 2024, Anderson começou a vender seus próprios embriões, resultado de acasalamento a fresco. Ele explica que o processo envolve a coleta e envio de óvulos de uma vaca para um laboratório parceiro. Lá, os óvulos são fertilizados in vitro (FIV) com sêmen de animais de raça aprimorada.

Uma terceira etapa consiste na transferência dos embriões fertilizados para as vacas receptoras. “Dessa forma, conseguimos animais de primeira linha e altamente produtivos. Com apenas uma dose de sêmen, podemos obter até 80 bezerros”, pontua Anderson. Técnicos do ITESP e veterinários do Sítio São Gabriel acompanham todas as etapas do processo, que leva em média 80 dias.

A primeira fase é selecionar as vacas receptoras e prepará-las com um protocolo hormonal específico. Em seguida, os embriões fertilizados em laboratório são implantados nessas receptoras. Após 32 a 35 dias, técnicos do ITESP e do Sítio São Gabriel retornam à propriedade para confirmar a gestação. “Caso a gestação não se confirme, o produtor está isento do pagamento pelo material”, esclarece Elvano Nunes Dourado, técnico de desenvolvimento agrário do ITESP de Presidente Bernardes.

Para divulgar a técnica, Elvano explica que são realizados dias de campo e encontros. Nesses eventos, o ITESP apresenta seus programas e serviços, enquanto Anderson compartilha sua experiência e o sucesso alcançado em sua propriedade. O objetivo, segundo o produtor, é promover o melhoramento da produção leiteira na região de Presidente Prudente. “Tudo é desenvolvido com apoio técnico, cursos de aperfeiçoamento profissional, projetos de financiamento e outros serviços oferecidos pelo ITESP”, enfatiza Elvano. Ele também destaca que o ITESP está expandindo o Programa para todo o estado de São Paulo e diversas regiões do Brasil.

Em apoio a projeto comunitário, FAI doa uniformes a grupo de capoeira de Adamantina

18/06/2025  17h05 Doação inclui aproximadamente 50 conjuntos de camisetas e calças para crianças que não têm condições de adquirir os uniformes com recursos próprios Por Daniel

FAI suspende atividades de 19 a 21 de junho devido a feriado de Corpus Christi

18/06/2025 16h10 Vestibular de Medicina ocorrerá normalmente no domingo, 22; atividades administrativas e acadêmicas serão retomadas na segunda-feira, 23  Por Priscila Caldeira Conforme previsão do

Prefeitura de Adamantina dá início a implantação de projeto que visa eliminar o uso de papel nos processos administrativos

18/06/2025 16h07 Departamento de Protocolo, localizado no térreo do Paço Municipal, suspenderá atendimento ao público na segunda e terça para capacitação dos servidores A Prefeitura

00:00