Governo de SP investe em parceria com a iniciativa privada para qualificar mão de obra rural

16/04/2025 15h57

Secretaria de Agricultura, Centro Paula Souza e a fabricante de máquinas agrícolas AGCO iniciam piloto para projeto de qualificação


A expectativa do Executivo paulista é ampliar a parceria para garantir mão de obra qualificada no mercado do agronegócio. Foto: Governo de SP

  • Agência SP
  • Publicado em 16/04/2025 – 10:39

Três Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) da região de Campinas, nas cidades de Jundiaí, Espírito Santo do Pinhal e Rio das Pedras, estão nos planos do governo paulista para ampliar a qualificação da mão de obra rural do estado. A Secretaria de Agricultura de São Paulo, em parceria com o Centro Paula Souza e a fabricante de maquinários AGCO, irá capacitar estudantes para operação e manutenção de máquinas.

A expectativa do Executivo paulista é ampliar a parceria para garantir mão de obra qualificada no mercado do agronegócio e, paralelamente, incentivar o interesse dos jovens no segmento agropecuário. “Estamos empenhados em buscar cada vez mais parceiros que tenham interesse na formação de mão de obra qualificada para atender o mercado do agronegócio paulista, ofertando melhores salários e condições de fixação no campo para a população”, acrescenta o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai.

Plano de ação

O projeto-piloto deve iniciar em abril, com 30 alunos selecionados pela diretoria das ETECs participantes. O governo paulista negociou com a AGCO bolsas de estágio para os três melhores jovens, para qualificação dentro das empresas como Fendt, Massey Ferguson, PTx e Valtra. Em 2024, a multinacional americana faturou globalmente US$11,7 bilhões.

A realização do curso tem como base o Termo de Cooperação firmado em 2022 entre a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura, e o Centro Paula Souza, além do convênio firmado entre o Instituto Agronômico (IAC-Apta) e a AGCO em 2013, sendo renovado em 2024.

Êxodo rural

De 2012 a 2022, o Brasil deu continuidade ao processo de redução da população rural de 15% para 12%, ou seja, a persistência do processo de urbanização, segundo informações do Banco Mundial. Entre os fatores que afetam a fixação da população no campo estão a baixa qualificação da população rural que, em busca de oportunidades, migram para os centros urbanos.

Alunos de Nutrição da FAI participam da maior feira de alimentação saudável da América Latina

23/06/2026   17h02 Durante a feira, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer lançamentos de produtos, novas tecnologias e ingredientes inovadores Por Prof.ª Ma. Raquel Clapis

Docente de Ciências Contábeis da FAI desenvolve pesquisa sobre crédito rural e sustentabilidade da agricultura familiar em doutorado

23/06/2026  10h23 Sandra Nogueira dos Santos possui um histórico de forte ligação institucional com a FAI, onde se graduou em Administração e atuou por anos

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

23/06/2026  17h35 Nova função do open finance reduz falhas e agiliza compras Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Publicado em 23/06/2026 – 17:06 Brasília

Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama

23/06/2026   17h27 Indicação é para adultos com tumor que não pode ser removido Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Publicado em 23/06/2026 – 13:45

00:00