Governo de SP investe R$ 84 milhões e entrega 875 novas viaturas para a Polícia Militar

21/12/2021 17h18

Estado também autorizou a contratação de 378 policiais civis; a previsão é que os novos profissionais iniciem suas atividades em 2022

O Governador em exercício Rodrigo Garcia realizou nesta terça-feira (21) a entrega de 875 novas viaturas para os batalhões de o todo estado da Polícia Militar, em um investimento de R$ R$ 84 milhões. Na ocasião, Rodrigo Garcia também autorizou a contratação de 378 candidatos aprovados em concursos públicos da Polícia Civil durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes.

“Com a vacina, com a pandemia controlada, agora é hora de o Governo voltar a seus antigos desafios e procurar superar esses obstáculos. Nosso governo está empenhado em relação às carreiras de estado, que é o caso da Polícia de São Paulo”, afirmou Rodrigo Garcia. “Tivemos o maior investimento da história de um Governo nos equipamentos, no armamento, mas sabemos da necessidade do investimento e da valorização dos homens e das mulheres na nossa força policial. Esse é nosso objetivo para 2022”, completou o Governador em exercício.

Destinados ao programa de radiopatrulhamento, os novos veículos são do modelo Renault Duster e contam com high light em led, gerando economia de bateria, controle de estabilidade e sistema de telemetria que possibilita o seu rastreamento, facilitando, por exemplo, o envio de apoio quando houver necessidade. Todos os veículos são equipados ainda com sistema de rádio com frequência exclusiva ao Centro de Operações da PM (Copom) tem acesso.

Serão destinadas 261 viaturas para o policiamento da Capital, 150 para a Grande São Paulo e 464 para todas as demais regiões do interior e litoral paulista.

“A razão de estarmos aqui é uma das compras realizadas pela PM neste ano. Uma partida de quase 900 viaturas de patrulhamento, que atuam na ponta da linha e serão distribuídas para todo o Estado. É o Governo de São Paulo colocando investimento pesado em segurança pública. A utilização de um equipamento novo, aliado ao profissionalismo de cada um, faz com que os senhores [policiais] tenham melhores condições de atuar e responder junto à sociedade”, destacou o Secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos.

Desde o início de 2019, o Governo de São Paulo tem realizado contínua renovação da frota das forças de Segurança Pública. Neste período foram entregues 6.481 viaturas para reforçar a atuação das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, beneficiando inclusive o Corpo de Bombeiros e o policiamento ambiental e rodoviário. O total investido nos veículos foi de R$ 480,6 milhões.

Contratação de policiais civis
Do total de 378 policiais civis que serão contratados pelo Governo de São Paulo, serão 68 delegados, 84 investigadores, 39 agentes de telecomunicação, 11 papiloscopistas, 143 agentes policiais e 33 auxiliares de papiloscopista.

Com o ato de hoje, o próximo passo é a publicação da autorização no Diário Oficial do Estado. Depois, serão realizadas as nomeações, as posses, e o início do curso na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol), com duração média de seis meses. A previsão é que os novos profissionais iniciem suas atividades em 2022.

Desde o início da atual gestão, 12.815 policiais, sendo 2.259 civis, já passaram pelos cursos de formação e estão atuando em todo o território paulista. Além deles, outros 103 profissionais da Instituição estão em formação para os cargos de investigadores, delegados, papiloscopistas, auxiliares de papiloscopistas, agentes policiais e agentes de telecomunicações.

Também estão em andamento as tratativas para o lançamento de um novo concurso público que permitirá a contratação de 2.750 policiais civis, além de 189 médicos legistas que serão destinados à Polícia Técnico-Científica.

 

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00