Governo de SP propõe isentar IPVA a veículos híbridos e movidos a hidrogênio

20/10/2023 17h42

Projeto de Lei foi publicado na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial do Estado; proposta será analisada pelos deputados estaduais

Sex, 20/10/2023 – 13h31 | Do Portal do Governo

O governador Tarcísio de Freitas apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) proposta que isenta o IPVA a proprietários de veículos movidos a hidrogênio e veículos híbridos com motor elétrico e com motor a combustão. O Projeto de Lei nº 1510/2023 foi publicado na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial do Estado (DOE).

A proposta que será analisada pelos deputados estaduais estende o benefício para duas novas modalidades. Caso aprovada, a lei irá garantir, a partir de 2024 e até 2028, isenção de IPVA para proprietários de ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural – inclusive biometano.

Da mesma forma, com a aprovação da medida, serão isentos do imposto veículos movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e com motor a combustão que utilizem, alternativa ou exclusivamente, etanol. Nesse caso, o valor do veículo não poderá superar R$ 250 mil e a isenção valerá para 2024 e 2025.

​Além de incentivar a utilização de veículos com fonte alternativa de energia de maneira a reduzir a emissão de poluentes e contribuir para a melhoria do meio ambiente, a norma, editada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), tem o intuito de estimular os investimentos na produção de veículos movidos a energia limpa e renovável no estado de São Paulo.​

Defesa Civil de São Paulo alerta para primeira frente fria do inverno com chuva, ventos e queda de temperatura

22/06/2026   17h11 Primeira frente fria do inverno provoca chuva, ventos de até 60 km/h e queda acentuada das temperaturas em diversas regiões paulistas A Defesa

Corrente de solidariedade fortalece atendimento a famílias em vulnerabilidade em Adamantina

22/06/2026   16h39 A Prefeitura de Adamantina, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizou o repasse de 150 cobertores e 125 cestas básicas à Secretaria

Educação e sustentabilidade: ANEEL abre inscrições para Olimpíada de Eficiência Energética

22/06/2026   16h21 Ação apoiada pela Energisa Sul-Sudeste incentiva a participação de alunos do ensino fundamental e médio, com inscrições feitas pelas escolas até 15 de setembro Estudantes

00:00