Governo de SP sanciona lei que garante acompanhante para mulheres em serviços de saúde

23/10/2023 13h46

Nova legislação visa aumentar segurança de pacientes ao visitarem estabelecimentos de saúde públicos e privados

Seg, 23/10/2023 – 8h07 | Do Portal do Governo


Lei entrou em vigor nesta quarta (18)

Após aprovação na Alesp, o Governo do Estado sancionou, no dia 17 de outubro, a lei que garante às mulheres o direito de ter um acompanhante em consultas, exames e demais procedimentos médicos. De autoria do deputado Rogério Nogueira (PSDB), a norma pretende dar mais segurança a pacientes nos estabelecimentos de saúde de São Paulo.

“Devido aos últimos episódios de violência sexual ocorridos contra as usuárias dos serviços médicos, queremos proteger as mulheres e, de forma preventiva, coibir eventuais práticas de violência, abuso ou importunação sexual”, explica o deputado na justificativa oficial do projeto.

O direito assegurado pela lei vale tanto para estabelecimentos médicos públicos quanto privados. O texto ainda estabelece que a presença do acompanhante deve ser avisada pela paciente por meio de solicitação verbal ou por escrito e terá que ser registrada na recepção do local.

Por fim, a nova legislação obriga os estabelecimentos de saúde a garantir, por meio de cartazes ou outros meios de publicidade, que as cidadãs fiquem sabendo de seu direito.

“Esta lei garantirá a segurança de ter uma pessoa de confiança ao seu lado, sobretudo em casos de sedação. Considero um grande avanço em políticas públicas de proteção à mulher”, afirmou Rogério Nogueira, que disse estar feliz por ter conseguido cumprir um compromisso que havia assumido.

A Lei 17.803/2023 entrou em vigor já no dia 18, com sua publicação no Diário Oficial. O PL 10/2023, que resultou na nova lei, contou com a coautoria de outros quatro parlamentares: os deputados Luiz Fernando T. Ferreira (PT), Rafa Zimbaldi (Cidadania) e Thiago Auricchio (PL) e a ex-deputada Patrícia Gama.

Energia furtada na região em um ano daria para abastecer mais de 6 mil famílias

29/01/2026   15h16 Energisa Sul-Sudeste identifica mais de 1 milhão kWh de energia desviada em 2025, nos municípios atendidos na região de Presidente Prudente Mais de

Defesa Civil do Estado alerta para temporais e chuvas persistentes nesta sexta-feira (30) e mobiliza Gabinete de Crise

29/01/2026   13h05 Instabilidades associadas ao calor e à atuação de sistema meteorológico na costa elevam o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos As precipitações devem

Secretaria de Fiscalização e Arrecadação Tributária informa que termina nesta sexta-feira (30) prazo para as empresas MEIs, MEs E EPPs excluídas retornarem ao Simples Nacional

29/01/2026   12h49 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Fiscalização, informa que os microempreendedores individuais anteriormente excluídos do Simples Nacional tem até amanhã

00:00