Governo divulga hoje mais informações sobre o Enem dos concursos

10/01/2024 16h36

Provas para as mais de 6 mil vagas devem ocorrer em 5 de maio

Publicado em 10/01/2024 – 13:44 Por Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil – Brasília

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, concede entrevista coletiva, nesta quarta-feira (10), para dar informações mais detalhadas sobre o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que vem sendo chamado de o Enem dos Concursos.

A expectativa é de que a ministra dê mais detalhes sobre os conteúdos das provas, divisão em blocos de conhecimento, os critérios de classificação e demais informações necessárias aos candidatos que vão disputar 6.640 vagas em um dos 21 órgãos que participam do certame. A prova deve ser aplicada no dia 5 de maio, em todo país.

Além da data de aplicação e do período de inscrição, que deverá acontecer entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro, já se sabe que a Fundação Cesgranrio foi a instituição escolhida para realizar o processo seletivo.

O último cronograma apresentado define o dia 29 de fevereiro para divulgação das inscrições e 29 de abril para divulgação dos cartões de confirmação.

O resultado final das provas objetivas e preliminares das questões discursivas e da redação deverá ser disponibilizado no dia 3 de junho e o resultado final sairá em 30 de julho.

O ministério também ampliou para 217 cidades, os locais de aplicação. Antes seriam 180.

Segundo o governo federal, no dia 5 de agosto de 2024, os aprovados começarão a ser convocados pelos órgãos para apresentação de documentação e posteriormente tomarem posse nos cargos públicos.

Consulte aqui quais órgãos participam do Concurso Público Nacional Unificado e o número de vagas ofertadas em cada uma das carreiras. Confira ainda quais as cidades onde as provas serão aplicadas.

Edição: Denise Griesinger
Foto: Rafa Neddermeyer
Fonte: Agência Brasil

FAI celebra aprovação antecipada de alunos de Ciências Contábeis no exame de proficiência do CFC

29/05/2026   15h00 Quatro alunos do 7º termo foram aprovados em avaliação nacional obrigatória, consolidando a excelência acadêmica do curso da FAI Gustavo Amaral – MTb:

Estudantes de Nutrição promovem oficina de alimentação saudável para funcionários da FAI

29/05/2026   13h25 Atividade extensionista teve o objetivo de incentivar hábitos mais equilibrados no dia a dia Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP No último dia

Energisa abraça a Campanha do Agasalho e doa cobertores para o Fundo Social de Prudente

29/05/2026   17h09 Aquecida pela solidariedade, a Energisa Sul-Sudeste abraçou mais uma vez a Campanha do Agasalho de Presidente Prudente. Na manhã desta sexta-feira (29), a

Vacina contra influenza está liberada para toda população acima de 6 meses a partir de segunda-feira (1)

29/05/2026  16h36 Todos os postos de saúde de Adamantina estão aplicando a dose do imunizante das 8h até às 16h A Prefeitura de Adamantina informa

Cuidado temporário que transforma vidas: os desafios por trás do acolhimento familiar

29/05/2026   15h13 Dia Mundial do Acolhimento Familiar reforça a importância da proteção de crianças e adolescentes afastados de suas famílias biológicas por medida protetiva Celebrado

00:00