Grupo de Apoio a Cuidadores de Idosos com Demência da FAI promove 1º encontro

13/12/2024 19h09

Resultado de uma parceria da autarquia municipal com a Prefeitura de Adamantina, encontro ocorreu no último dia 28, no Miniauditório do bloco V (Câmpus II)

Por Priscila Caldeira



 Diante dos desafios impostos pelo cuidado de pessoas com demência, a pergunta “Quem cuida de quem cuida?” ganha ainda mais relevância. Foi com o intuito de acolher familiares e profissionais que cuidam de idosos com essa condição que o Centro Universitário de Adamantina, em parceria com a prefeitura municipal, promoveu o I Encontro do Grupo de Apoio a Cuidadores de Idosos com Demência, no último dia 28, às 18h, no Miniauditório do Bloco V (Câmpus II).

A ação é permanente dentro do Programa de Extensão Medicina em Ação, coordenado pelo Prof. Me. João Paulo Gelamos, coordenador das áreas de Agrárias e Exatas da pró-reitoria de Extensão (Proext).

 Quem coordena o Grupo de Apoio a Cuidadores de Idosos com Demência é o Prof. Dr. Alessandro Ferrari Jacinto, que foi docente da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FMB/Unesp) e da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), onde orientou mestrados e doutorados com o tema “cuidadores de idosos”.

 “Há muito tempo, tenho vontade de colocar a teoria em prática. Surgiu a ideia de olhar com mais cuidado a esta população de cuidadores de Adamantina e região. Como professor da FAI, estabeleci uma parceria com a Prefeitura Municipal de Adamantina. O Prof. João Paulo Gelamos, da pró-reitoria de Extensão, e o Prof. Carlos [Alberto dos Santos Filho], coordenador do curso de medicina, apoiaram esta ideia”, explica.

O docente conta que o I Encontro do Grupo de Cuidadores de Idosos com Demência foi “emocionante”. Além de serem discutidos aspectos importantes do envelhecimento populacional brasileiro e das demências, os cuidadores deram seus depoimentos pessoais, fato que enriqueceu “enormemente” o encontro.
 “Para os próximos encontros, teremos discussões sobre temas-chave relacionados ao cuidado de quem vive com demência e continuaremos a escutar estes cuidadores tão corajosos”, aponta o Prof. Alessandro.

Há 35 participantes no grupo, sendo dois professores da casa, uma aluna de medicina e dois representantes da prefeitura municipal. Os demais são membros da comunidade, cuidadores de idosos, agentes comunitários e familiares.

“O cuidador de quem vive com demência pode adoecer também. Cuidar é um desafio. Espero que este grupo seja divulgado e que tenhamos cada vez mais participantes”, afirma.

 

Crédito das fotos: Arquivo Pessoal
Legenda: Resultado de uma parceria da autarquia municipal com a Prefeitura de Adamantina, encontro ocorreu no último dia 28, no Miniauditório do bloco V

Divisão de Comunicação
Diretora
Jesana Lima – MTb: 75.651/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

Alunos de Medicina da FAI conquistam premiação no 14º Congresso Paulista de Educação Médica

11/05/2026   18h15 O trabalho intitulado “Libras na Saúde” recebeu menção honrosa, enfatizando a importância da comunicação inclusiva no atendimento clínico Por Jéssica Nakadaira Os alunos Samuel

Alunos de Medicina da FAI representam a instituição em imersão nacional do VER-SUS no Rio de Janeiro

11/05/2026   16h02 Discentes vivenciaram a realidade da saúde pública fluminense durante sete dias de atividades formativas e visitas técnicas Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP

VI Jornada de Medicina da FAI proporciona imersão completa na rotina médica

11/05/2026   08h58 Programação incluiu workshops especializados, palestras, Olimpíada de Simulação Realística (SIMGAMES) e simulação de catástrofe Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI) realizou

Defesa Civil alerta para continuidade do frio e risco de baixa umidade nos próximos dias em São Paulo

11/05/2026   17h33 Massa de ar frio mantém madrugadas frias, favorece formação de nevoeiros e reduz índices de umidade Defesa Civil do Estado orienta atenção especial

Prefeitura de Adamantina apoia realização do 3º Encontro de Produtores Rurais de Adamantina e Região

11/05/2026   16h21 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, apoia a realização do 3º Encontro de Produtores

00:00