Inep inicia aplicação do Pisa 2022

19/04/2022 16h21

Avaliação vai até o dia 30 de maio

Publicado em 19/04/2022 – 13:09 Por Agência Brasil – Brasília

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) começou a aplicar nesta segunda-feira (18) as provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Estudantes de todo o país, com 15 anos de idade e que estejam matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental, serão avaliados até o dia 31 de maio. O principal domínio a ser avaliado este ano será matemática, mas os estudantes também serão testados em leitura e Ciências, além de Letramento Financeiro e Pensamento Criativo.

A avaliação será feita em formato eletrônico, em sessões de até 6 horas de duração. No caso de escolas que não têm os equipamentos necessários, a Fundação Getulio Vargas (FGV), contratada para aplicar as provas, fornecerá os notebooks.

Além de avaliar o conhecimento dos estudantes, também serão aplicados questionários aos estudantes, seus pais, professores e diretores das escolas para obtenção de informações sobre os principais aspectos dos ambientes familiar e escolar dos jovens, incluindo o percurso pedagógico e as experiências de aprendizagem. Os diretores das escolas também poderão responder a um questionário específico, online, sobre sua própria formação pedagógica.

Aplicado a cada três anos, o Pisa tem o objetivo de produzir indicadores que possam ser utilizados pelos governos dos países participantes como instrumentos de trabalho na definição e no refinamento de políticas educativas. Os resultados permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países, aprenda com as políticas e práticas aplicadas em outros lugares e formule suas políticas e programas educacionais, visando à melhora da qualidade e da equidade dos resultados de aprendizagem.

 

Edição: Fernando Fraga
Foto: Marcelo Camargo
Fonte: Agência Brasil

Capacitação oferece aos docentes da FAI um espaço de conhecimento e trocas sobre acessibilidade e inclusão

14/05/2025 16h06 Atividade, realizada por iniciativa do SAPP, com apoio da Coordenação Pedagógica e da PROENS, visa habilitar professores da FAI a atenderem alunos com

Ação de vacinação antirrábica será realizada neste sábado (17) em Adamantina

14/05/2025 15h59 Iniciativa acontecerá das 9h às 15h no Centro Comunitário do Jardim Bela Vista das 9h às 15h   Sábado (17), das 9h às

Adamantina realiza 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa

14/05/2025 15h56 Encontro acontecerá no dia 30 de maio a partir das 8h no auditório Miguel Reale – Campus II da FAI O Conselho Municipal

00:00