Inep publica edital para versão impressa do Enem 2022

29/04/2022 13h52

Inscrições devem ser feitas de 10 a 21 de maio

Publicado em 29/04/2022 – 12:15 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União de hoje (29), o edital com as regras – diretrizes, procedimentos e prazos – do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 na versão impressa.

Entre as novidades desta edição está a possibilidade de os candidatos fazerem a inscrição utilizando nome social. O Inep informou que manterá a adoção de alguns procedimentos adequados à situação de emergência em saúde pública decorrentes da pandemia.

Inscrições
A inscrição do participante e as solicitações por atendimento especializado deverão ser feitas por meio da Página do Participante, entre os dias 10 e 21 de maio de 2022 (horário de Brasília). Será necessário, aos candidatos, informar data de nascimento e CPF.

O resultado dos pedidos de atendimento especializado será publicado no dia 7 de junho, data em que se inicia o prazo para a apresentação de recurso (que se encerra em 12 de junho). O resultado do recurso será divulgado em 22 de junho.

A taxa de inscrição, de R$ 85, deverá ser paga até o dia 27 de maio. Participantes que obtiverem isenção da taxa de inscrição e não comparecerem às provas deverão justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2023, caso desejem solicitar nova isenção para exames posteriores.

O Inep ressalta que o participante que optar por se inscrever no Enem 2022 impresso não poderá se inscrever na edição do Enem 2022 digital, que terá edital próprio, ainda a ser divulgado pelo instituto. De acordo com o edital publicado hoje, não será possível alterar a opção (exame impresso ou digital) após a inscrição ter sido concluída.

Provas
A aplicação dos testes impressos seguirá o horário de Brasília. A abertura dos portões será às 12h, e o fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30. No primeiro dia de Enem, o término das provas será às 19h. No segundo dia de testes, às 18h30.

O exame será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação.

O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do Enem 2022 impresso, em data a ser divulgada posteriormente, mediante inserção do número do CPF e da senha, na Página do Participante.

O Edital nº 33 detalha ainda obrigações às quais os candidatos estão sujeitos, bem como descreve as situações em que eles podem ser eliminados. Detalha também os critérios a serem adotados para a correção das provas, e os casos em que a reaplicação das provas serão permitidas – em geral, pessoas que comprovadamente estejam acometidas de doenças infectocontagiosas ou que tenham passado por problemas logísticos de força maior, decorrentes, por exemplo, de desastres naturais ou de falta de energia elétrica, entre outros.

Edição: Maria Claudia
Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agencia
Fonte: Agência Brasil

Alunos de Agronomia da FAI vivenciam na prática a cadeia produtiva do café em Adamantina

11/03/2026   15h10 Visita técnica à Cafeicultura Eldorado abordou desde o manejo no campo até o processamento industrial dos grãos Por Prof. Dr. José Carlos Cavichioli

Prefeitura acompanha andamento de obra que interligará Jardim Brasil ao Parque Itamaraty em Adamantina

11/03/2026   17h48 A Prefeitura de Adamantina informa que o engenheiro e o responsável técnico da empresa encarregada da obra de pavimentação asfáltica da via que

Inscrições do Vestibular Univesp 2026 são prorrogadas até 15/03

11/03/2026   16h52 Opções são distribuídas em 456 polos de todo o Estado de São Paulo; são dez cursos ofertados, entre eles, o novo Bacharelado em

Prefeitura lança campanha “Adote o Verde” e incentiva cuidado com áreas públicas em Adamantina

11/03/2026   16h27 A Prefeitura de Adamantina realizou, na Câmara Municipal, o lançamento da campanha “Adote o Verde”, iniciativa que busca incentivar a participação da comunidade

00:00