Ipem-SP receberá bomba medidora de combustível que dificulta fraudes eletrônicas no abastecimento

05/07/2023 17h15

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, com a finalidade da proteção para o consumo, receberá na próxima quinta-feira, 6 de julho, às 10h, na sede da instituição, na zona sul da capital, uma bomba medidora de combustível conforme o novo regulamento técnico que dificulta fraudes eletrônicas para uso em treinamento das equipes de fiscalização da instituição.

Entre as mudanças estão a assinatura digital criptografada das informações movimentadas entre o medidor e componentes eletrônicos da bomba; a exigência de um compartimento fora da área lacrada para que o sistema de automação e outros periféricos do posto sejam conectados e; uma porta de comunicação bluetooth para que o consumidor verifique o abastecimento. O instrumento segue o conteúdo da portaria Inmetro 227/2022

Se houver interesse no acompanhamento da ação, solicitamos que entrem em contato com a nossa assessoria de imprensa no (11) 99380-1004. 

Números de fiscalização – Operação Olhos de Lince  

Em 2023, no período de janeiro a maio, o Ipem-SP fiscalizou 45 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 578 bombas de combustíveis com 277 reprovações. Sendo emitidos 325 autos de infração.  

Em 2022, o Ipem-SP fiscalizou 104 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 1.543 bombas de combustíveis com 242 reprovações. Sendo emitidos 242 autos de infração.  

Em 2021, o Ipem-SP fiscalizou 297 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 3.759 bombas de combustíveis com 976 reprovações. Sendo emitidos 1.030 autos de infração.  

Em 2020, o Ipem-SP fiscalizou 382 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 6.012 bombas de combustíveis com 1.042 reprovações. Sendo emitidos 839 autos de infração.  

Números de fiscalização – rotina  
Em 2023, no período de janeiro a maio, o Ipem-SP fiscalizou 3.449 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 47.919 bombas de combustíveis com 2.166 reprovações. Sendo emitidos 882 autos de infração.  

Em 2022, o Ipem-SP fiscalizou 8.448 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 132.212 bombas de combustíveis com 5.462 reprovações. Sendo emitidos 2.475 autos de infração.  

Em 2021, o Ipem-SP fiscalizou 7.880 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 122.091 bombas de combustíveis com 6.538 reprovações. Sendo emitidos 2.593 autos de infração.  

Em 2020, o Ipem-SP durante as ações de rotina, fiscalizou 7.169 postos de combustíveis no Estado de São Paulo. Foram verificadas 114.142 bombas de combustíveis com 8.040 reprovações, sendo emitidos 2.354 autos de infração.   

Denúncias 
Para fazer uma denúncia junto ao Ipem-SP, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone 0800 013 05 22, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou acessar o site www.ipem.sp.gov.br 

A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda. 

Ipem-SP    
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou  www.ipem.sp.gov.br 

Siga o Ipem-SP­­­­­­­­­­­­­­­­­ nas redes sociais @ipemsp  

­­­­­­­­­­­­­­­­­­
Assessoria de Imprensa do Ipem-SP
Taís Borges

Semana de Ciências Agrárias da FAI começa na próxima segunda-feira

08/10/2025   17h02 Evento terá “Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade” como objeto das atividades Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP A VIII Semana de Ciências Agrárias da

Unidades básicas de saúde atendem em horário estendido nesta quinta-feira (9)

08/10/2025   17h00 Ação acontece em meio ao “Outubro Rosa”, mês que é voltado a realização da campanha de prevenção e a busca pelo diagnóstico precoce

Ação de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado(11) na Vila Jardim em Adamantina

08/10/2025   16h58 Doses serão aplicadas em cães e gatos das 9h às 15h no PAS 2 Sábado (11), das 9h às 15h acontece mais uma

00:00