Jovens da Fundação CASA participam do Agita Galera 2020

03/09/2020 12h35

“Quarentena sim, sedentarismo não!” é o lema da semana de atividades físicas que adolescentes internados participam em São Paulo 

Sessenta minutos diários, consecutivos ou acumulados, para mexer o corpo e trazer qualidade de vida. Com essa proposta e mesmo em tempo de pandemia e isolamento social, adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em centros da Fundação CASA na capital, litoral e interior participam do Agita Galera 2020 até a próxima sexta-feira (04/09).

O Agita Galera é um programa da Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS) que acontece há mais de 15 anos. Sob o lema “Quarentena sim, sedentarismo não!”, desde ao menos a última segunda-feira (31/08), profissionais de Educação Física da Instituição realizam atividades diferenciadas com os e as adolescentes.

A iniciativa propõe a prática de atividades físicas como forma de garantir a qualidade de vida. O objetivo do programa é sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável, utilizando atividades corporais e motoras que promovam e mantenham a saúde.

Com os cuidados para evitar a transmissão do novo coronavírus, as atividades nos centros socioeducativos podem variar desde exercícios individuais para condicionamento físico a circuitos esportivos, gincanas, entre outros. Funcionários da Instituição também são convidados a participar.

“A atividade física é um ótimo meio de promoção da saúde e integração”, avalia o gerente de Educação Física e Esporte da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles. A Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) é responsável na Instituição pela organização geral, contando com o apoio das equipes das oito divisões regionais da Fundação em todo o Estado para operacionalizar internamente o Agita.

Na Região Metropolitana de São Paulo, ao menos 20 centros socioeducativos realizaram atividades ou estão com ações programadas até sexta. No Vale do Paraíba e litoral Norte, participam jovens internados em São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Lorena e Caraguatatuba.

Já na Região de Campinas, atividades estão programadas em centros da cidade de Campinas, Rio Claro e Mogi Mirim.

Na região Sudoeste do Estado, são 13 centros socioeducativos com programação esportiva a todo vapor. São centros localizados nas cidades de Sorocaba, Iaras, Cerqueira César, Botucatu e Bauru.

Camila Souza
Jornalista – Assistente de Direção
Assessoria de Comunicação Social – Fundação Casa/SP

Docente da FAI obtém título de doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP

13/03/2026   17h52 Bruna Ragassi Pereira da Silva se formou na FAI em Engenharia Civil em 2016 Por Jéssica Nakadaira A docente da FAI – Centro

Em menos de duas semanas, 6 colisões contra postes são registradas na região de Prudente

13/03/2026   18h01 Como prevenção, Energisa reforça as orientações de segurança para quem se envolver ou presenciar um acidente com postes de energia O número de

Ajustes na rede continuam afetando linhas telefônicas em Adamantina

13/03/2026   17h08 A Prefeitura de Adamantina informa que os telefones de diversos órgãos municipais, assim como de estabelecimentos comerciais da cidade, continuam apresentando dificuldades temporárias

00:00