Juiz de Garantias, qual o seu papel perante a sociedade?

26/01/2020 18h53

Um novo personagem surge no mundo jurídico, o “Juiz de Garantias”.

Embora sem data prevista para o início de suas atividades, como ele atuará e quais os benefícios para a sociedade, foram respostas que a reportagem do site clikar foi em busca.

Em entrevista à nossa reportagem, a Dra. Ruth Duarte Menegatti, MM. Juíza de Direito da Comarca de Adamantina, fez uma apreciação do assunto.
“Toda mudança tem um fator muito importante para a comunidade quando ela é muito bem planejada.
Foi buscada essa ideia do direito comparado para se distinguir o juiz de garantias do juiz de instrução, há essa determinação de suspensão com vários questionamentos jurídicos, no que diz respeito a iniciativa, a competência, o custo operacional para os estados, ainda está sub judice, a questão ainda será analisada.
Pelo voto do Ministro Luiz Fux, o que se percebe é que não existem pesquisas ainda, até do direito comparado de que há uma efetividade desse “Juiz de Garantias”.
Muitas vezes nós copiamos modelos , e o nosso modelo processual acusatório, ele é eficiente, e nós temos um devido processo legal que concede extremas garantias, e falar que o Juiz está impedido traz um custo, tudo isso precisa ser muito bem analisado.
É muito importante que ele [Supremo], vai analisar os aspectos constitucionais legais.
Temos uma investigação séria que é feita, um processo penal que busca ser célere e também respeitar os direitos, e não ofender e dar vazão para a impunidade.
Por não ter essa razoabilidade, é que o juiz de garantias, ele foi suspenso de forma indeterminada, e vamos aguardar essa avaliação que será feita ao final pelo Supremo”

O áudio completo da entrevista com a MM. Juíza de Direito da Comarca de Adamantina, Drª Ruth Duarte Menegatti, você encontra no link logo abaixo da matéria.

Erivaldo Lopes
Jornalista

áudio da entrevista

 

IMG 20200124 WA0023IMG 20200124 WA0021

SAPP realiza atividades de acolhimento de calouros

21/02/2024 15h49 Dinâmica a cada curso de graduação segue até esta quinta-feira, 22, no Câmpus II Por Priscila Caldeira O Serviço de Atenção Psicopedagógica e

Secretaria de Assistência Social e FATEC de Adamantina firmam parceria

21/04/2024 15h47 300 famílias serão atendidas Com o objetivo de oferecer capacitação profissional para os atendidos da Secretaria de Assistência Social de Adamantina, a secretária

Prefeitura de Adamantina abre chamamento público para entidades que desejarem executar atividades socioeducativas, culturais e de lazer para pessoas com 60 anos ou mais

21/02/2024 15h43 Documentação deverá ser entregue até 21 de março no 5º andar do Paço Municipal A Prefeitura de Adamantina abriu edital de chamamento público

00:00