“Março Lilás” terá ação especial para as mulheres nas Unidades Básicas de Saúde de Adamantina

10/03/2026   10h17

Atendimento será estendido até às 20h no dia 24 de março para facilitar o acesso das mulheres aos serviços de prevenção

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no próximo dia 24 de março uma ação especial em alusão ao Março Lilás, campanha dedicada à prevenção do Câncer do Colo do Útero.

Na data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município terão horário de atendimento estendido até às 20h, com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres aos serviços de prevenção e cuidado com a saúde.

Durante a ação, serão oferecidos coleta do exame preventivo (Papanicolau), atualização da carteira de vacinação e realização de testes rápidos. A ampliação do horário busca atender especialmente mulheres que, devido à rotina diária de trabalho, cuidados com a família e outras responsabilidades, encontram dificuldade para procurar atendimento durante o horário convencional.

A Secretaria de Saúde reforça que cuidar da própria saúde é um ato de amor e prevenção, e orienta que as mulheres procurem a unidade de saúde mais próxima para participar da ação.

Unidades participantes
Ao todo, o município conta com oito Unidades Básicas de Saúde, somando 11 equipes de atendimento à disposição da população. As unidades participantes são:

UBS Nove de Julho

UBS Mário Covas

UBS Vila Jardim

UBS Cecap

UBS Vila Cicma

UBS Jardim Brasil

UBS Dorigo

UBS Jardim Adamantina

 Dados de atendimento

Em 2025, foram realizadas 1.187 coletas de exames preventivos no município. Desse total, aproximadamente 25% (290 exames) ocorreram no período entre março e outubro, meses em que são intensificadas as ações de conscientização e prevenção.

Atendimento odontológico para as mulheres
Além dos serviços voltados à prevenção do câncer do colo do útero, algumas unidades também oferecerão atendimento odontológico para as mulheres até às 20h no dia da ação. O serviço estará disponível nas UBS:

Vila Jardim

Mário Covas

Cecap

Nove de Julho

Jardim Adamantina

Jardim Brasil

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em ampliar o acesso aos serviços de saúde e incentivar o cuidado preventivo entre as mulheres.

 

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Diretor de Comunicação
Caio Vasques
Jornalista
Natacha Dominato

 

 

JUFAI 2026: Educação Física larga na frente após primeira noite de competições

28/04/2026   17h46 Jogos Unificados da FAI reuniu delegações em disputas de quadra, campo e e-sports nesta segunda-feira Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP Na noite

Curso prepara participantes em Adamantina para captação de recursos em projetos culturais

28/04/2026   17h31 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Sesc e Sincomércio, realizou nesta terça-feira

Adamantina é selecionada para o Revelando SP 2026 na categoria Culinária Tradicional

28/04/2026   17h25 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, conquistou importante seleção para o programa Revelando SP 2026, garantindo

00:00