Material perfuro-cortante exige descarte adequado
18/11/2020 19h12
Pacientes que fazem uso de insulina devem retirar caixa na UBS de referência para descartar itens usados na aplicação do medicamento
Como forma de evitar que materiais perfuro-cortantes, tais como lâminas, bisturis, agulhas e ampolas de vidro, entre outros sejam descartados em lixo comum, a Prefeitura de Adamantina conta com um serviço de coleta e descarte correto dos resíduos de serviço de saúde (RSS).
As pessoas que fazem uso de insulina devem descartar os itens usados na aplicação do medicamento de forma correta. Para isso, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde disponibiliza gratuitamente um recipiente próprio para que esses materiais sejam alocados temporariamente.
O paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) referência para pegar o recipiente e quando o mesmo estiver preenchido, deverá ser devolvido na mesma UBS para que o descarte correto seja executado, quando então um novo recipiente lhe será entregue para que o processo correto seja reiniciado.
O ato de deixar o recipiente próprio para descarte de material perfuro-cortante na UBS de referência é fundamental para evitar que os servidores públicos que atuam na coleta de lixo fiquem sujeitos à contaminação ou sofram acidentes.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato