Micro e pequenas empresas podem aderir ao Simples Nacional até quarta

29/01/2024 16h52

Dos 739.679 processos de opção iniciados, foram atendidos 258.620

Publicado em 29/01/2024 – 11:11 Por Fabíola Siminbú – Repórter da Agência Brasil – Brasília

As micro e pequenas empresas de todo o país têm até esta quarta-feira (31) para optar pelo Simples Nacional, o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições. Para participar é necessário que o empreendimento esteja regular com as obrigações previstas em lei, como estar em dia com pagamentos do programa e ter cumpridas as normas trabalhistas e previdenciárias.

Segundo a Receita Federal, até quarta-feira (24), dos 739.679 processos de opção iniciados, foram atendidos 258.620. Os outros 481.059 permaneciam pendentes por apresentarem irregularidades com a União, estados, Distrito Federal ou município.

A orientação nesses casos é que o contribuinte se informe pelo próprio sistema, no Portal do Simples Nacional, por meio da opção “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”. Nela é possível acessar o Relatório de Pendências, que reúne as observações e instruções para resolver as irregularidades e ingressar no programa.

O prazo regulamentar vale para empresas que já estão em atividade e, após a confirmação da opção pelo Simples Nacional, tem efeito retroativo ao dia 1º de janeiro de 2024. Para novas empresas, é possível aderir ao Simples Nacional em até 30 dias após a inscrição municipal ou estadual, com limite máximo de 60 dias de abertura do CNPJ, data considerada para efeito retroativo.

MEI

Além de optar pelo Simples Nacional, os Microempreendedores Individuais (MEI) que queiram aderir ao regime também precisam solicitar enquadramento no sistema de recolhimento em valores fixos mensais, o Simei. O prazo limite é igual ao de adesão ao programa e também é necessário estar em dia com as obrigações legais.

Regime especial

Para optar pelo Simples Nacional é necessário que a micro ou pequena empresa fature o limite de R$ 4,8 milhões, ao ano. Para o MEI o limite anual de faturamento é de R$ 81 mil.

A opção pelo regime especial permite ao contribuinte recolher em uma mesma guia, por meio de alíquota única, tributos federais junto com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), recolhido por estados e Distrito Federal, e o Imposto Sobre Serviços (ISS), recolhido pelo município.

Edição: Fernando Fraga
Foto: Marcello Casal Jr
Fonte: Agência Brasil

Docente da FAI obtém título de doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP

13/03/2026   17h52 Bruna Ragassi Pereira da Silva se formou na FAI em Engenharia Civil em 2016 Por Jéssica Nakadaira A docente da FAI – Centro

Em menos de duas semanas, 6 colisões contra postes são registradas na região de Prudente

13/03/2026   18h01 Como prevenção, Energisa reforça as orientações de segurança para quem se envolver ou presenciar um acidente com postes de energia O número de

Ajustes na rede continuam afetando linhas telefônicas em Adamantina

13/03/2026   17h08 A Prefeitura de Adamantina informa que os telefones de diversos órgãos municipais, assim como de estabelecimentos comerciais da cidade, continuam apresentando dificuldades temporárias

00:00