Ministra da Holanda visita Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp em São Paulo
17/02/2023 12h44
Na ETE Parque Novo Mundo, Liesje Schreinemacher conheceu as diversas áreas de operações
A ministra holandesa de Comércio Exterior e Desenvolvimento Internacional, Liesje Schreinemacher, visitou na tarde de quarta-feira (15) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque Novo Mundo, na zona norte de São Paulo. A visita faz parte da agenda da ministra, que visa estreitar relações de cooperação com o Governo de São Paulo. No Brasil pela primeira vez, Schreinemacher quis conhecer de perto a atuação da Sabesp.
A ministra acompanhou o trabalho em várias áreas de operações da estação e conversou com os colaboradores. Foi recebida pela gerente da unidade, Sara Freitas, e pelo encarregado de operações, Matheus de Oliveira, que compartilharam um resumo dos serviços executados pela Companhia, em especificamente os da ETE Parque Novo Mundo.
Antes da visita à ETE, Liesje se encontrou com a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), Natália Resende, com a presença também do diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo, para discutir possíveis ações conjuntas e parcerias sobre recursos hídricos e saneamento.
Na terça-feira (14) no Palácio dos Bandeirantes, a ministra esteve com o vice-governador Felicio Ramuth para discutir novas oportunidades de cooperação, e disse querer conhecer mais sobre a Sabesp. “Água é um assunto que deve ser tratado de forma transversal em todos os governos.
Vocês têm uma das melhores companhias de águas do mundo e queremos estreitar parcerias nesse tema também”, disse Liesje.
ETE Parque Novo Mundo
Inaugurada em 5 de junho de 1998, a Estação de Tratamento de Esgoto Parque Novo Mundo atende às regiões norte, centro e parte da leste da capital, além de trecho do município de Guarulhos. A estação está localizada na margem direita do Rio Tietê, próximo à rodovia Fernão Dias, e trata 2,5 mil litros de esgoto por segundo, devolvendo o esgoto tratado ao Rio Tietê. Além disso, o sistema produz água reciclada, dando ao esgoto tratado fins não potáveis, como atividades internas da estação, abastecimento de caminhões para limpeza de ruas e venda a clientes industriais.