Ministra da Holanda visita Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp em São Paulo

17/02/2023 12h44

Na ETE Parque Novo Mundo, Liesje Schreinemacher conheceu as diversas áreas de operações

A  ministra  holandesa de Comércio Exterior e Desenvolvimento  Internacional,  Liesje  Schreinemacher,  visitou  na tarde de quarta-feira  (15)  a  Estação  de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque Novo Mundo, na zona  norte  de  São  Paulo.  A visita faz parte da agenda da ministra, que visa estreitar  relações  de  cooperação  com o Governo de São Paulo. No Brasil pela  primeira  vez,  Schreinemacher  quis  conhecer de perto a atuação da  Sabesp.

A ministra acompanhou o trabalho em várias áreas de operações da estação e  conversou com os colaboradores. Foi recebida pela gerente da unidade, Sara Freitas,  e  pelo  encarregado  de  operações,  Matheus  de  Oliveira, que compartilharam  um  resumo  dos  serviços  executados  pela  Companhia, em especificamente os da ETE Parque Novo Mundo.

Antes  da  visita  à  ETE,  Liesje  se  encontrou com a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura  e  Logística  (SEMIL),  Natália  Resende, com a  presença  também  do  diretor-presidente  da  Sabesp,  André Salcedo, para discutir  possíveis  ações conjuntas e parcerias sobre recursos hídricos e  saneamento.

Na  terça-feira  (14) no Palácio dos Bandeirantes, a ministra esteve com o  vice-governador  Felicio  Ramuth  para  discutir  novas  oportunidades  de cooperação, e  disse  querer  conhecer  mais  sobre  a Sabesp. “Água é um assunto  que  deve  ser tratado de forma transversal em todos os governos.

Vocês  têm  uma  das  melhores  companhias  de  águas  do mundo e queremos  estreitar parcerias nesse tema também”, disse Liesje.

ETE Parque Novo Mundo
Inaugurada em 5 de junho de 1998, a Estação de Tratamento de Esgoto Parque  Novo  Mundo  atende  às regiões norte, centro e parte da leste da capital,  além  de  trecho  do  município de Guarulhos. A estação está localizada na  margem  direita  do  Rio Tietê, próximo à rodovia Fernão Dias, e trata 2,5  mil  litros  de  esgoto  por  segundo,  devolvendo o esgoto tratado ao Rio  Tietê.  Além  disso,  o  sistema  produz  água  reciclada, dando ao esgoto  tratado fins  não   potáveis,  como  atividades  internas  da  estação, abastecimento  de  caminhões  para  limpeza  de  ruas  e  venda a clientes industriais.

Governo de SP regulamenta Lei do SUAS e fortalece gestão da assistência social em todo o estado

24/06/2026   15h38 Regulamentação consolida a assistência social como política de Estado, fortalece o apoio aos municípios e amplia a efetividade da proteção social à população

Energisa promove palestras sobre riscos elétricos para estudantes e trabalhadores da região

24/06/2026   15h25 Equipes da Energisa Sul-Sudeste estão mobilizadas em uma ação de conscientização sobre os riscos elétricos e prevenção de acidentes na região. Nesta quarta-feira

CRBM1 participa do Encontro de Biomedicina da Nova Alta Paulista na FAI Adamantina e destaca diálogo com a Saúde Municipal

24/06/2026   15h18 O Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM1) participou do Encontro de Biomedicina da Nova Alta Paulista (EBNAP), realizado nos dias 29

00:00