Movimentação de veículos cai 17% nas rodovias de São Paulo

07/04/2021 13h14

No Sistema Anchieta-Imigrantes, a queda foi de quase 30%, reflexo da suspensão na Operação Descida

06 de abril de 2021 –  A movimentação nas rodovias paulistas caiu 17%, de acordo com o levantamento da Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo. Entre os dias 26 de março e 4 de abril, passaram pelas estradas 1,2 milhão de veículos, ante 1,4 milhão, na semana anterior à fase emergencial, de 5 a 14 de março.

Somando apenas os veículos que seguiram em direção ao litoral pelo sistema Anchieta-Imigrantes, a redução foi de 28,94%, de 778 para 553 mil. Já na rodovia dos Tamoios, a queda foi de 19,52%, passando de 316 mil para 254 mil.

As diminuições foram observadas após as medidas adotadas pelo Governo de São Paulo para desestimular o fluxo de veículos e o movimento sentido ao litoral. Entre elas, a suspensão da Operação Descida no SAI e na rodovia dos Tamoios, que vigorou até domingo (4/4).

“Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para diminuir o tráfego nas rodovias. São ações que contribuem com a redução da circulação do vírus e do número de acidentes, essenciais neste momento de lotação dos leitos hospitalares”, reforçou o secretário João Octaviano Machado Neto.

“As medidas que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado de São Paulo já começam a dar resultados. É preciso que haja uma união de todos e que a população contribua e fique em casa. O isolamento social é fundamental para conseguirmos diminuir o aumento dos casos positivos da Covid-19 entre as pessoas”, explica Milton Persoli, diretor geral da ARTESP.

A fase emergencial do Plano SP, etapa com mais restrições de circulação e atividades, está em vigor desde 15 de março em 645 cidades para frear aumento de casos e mortes.

Durante os feriados prolongado na Capital paulista e o de Páscoa, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)  realizaram campanhas nas redes sociais e nos painéis em rodovias com mensagens para as pessoas ficarem em casa no enfrentamento ao coronavirus. As ações foram realizadas nas redes sociais e nos Paineis de Mensagens Variáveis (PMVs) espalhados pelas rodovias do Estado de São Paulo.

Rodovias administradas pelo DER

SP 055 (Litoral Sul) Padre Manoel da Nóbrega: queda de 23% (de 405 mil para 309 mil)

SP 055 (Litoral Norte) Dr. Manoel Hyppólito Rego: queda de 37% (de 235 mil para 148 mil)

SP 098 Mogi Bertioga: queda de 36,5% (de 96 mil para 61 mil)

SP 125 Oswaldo Cruz: queda de 18,9% (de 54 mil para 44 mil)

SP 270 Raposo Tavares: queda de 3% (de 692 mil para 671 mil)

Rodovias concedidas

Sistema Anhanguera-Bandeirantes: queda de 11,33% (de 1,3 milhão para 1,1 milhão)

Rodovia Presidente Castello Branco (SP-280): queda de 6,92% (de 610 mil para 568 mil)

Corredor das rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto: queda de 13,28 (de 1,5 milhão para 1,3 milhão)

Fonte:
Secretaria de Transportes
Governo de SP

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00