Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje

01/07/2025

Brasil registrou este ano 4.406 casos confirmados da doença

Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 01/07/2025 – 08:43
Brasília


A partir desta terça-feira (1º), a vacina meningocócica ACWY passa a ser ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças com 12 meses de vidaA mudança foi anunciada pelo Ministério da Saúde no último fim de semana e amplia a proteção contra os principais sorogrupos da bactéria causadora da meningite.

Até então, o esquema vacinal contra a meningite incluía duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e aos cinco meses de vida, e um reforço com a mesma dose aos 12 meses. Com a atualização anunciada pelo ministério, o reforço aos 12 meses passa a ser feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y.

Até então, a ACWY era aplicada, na rede púbica, apenas em adolescentes com idade entre 11 e 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal.

Entenda

Em nota, o Ministério da Saúde informou que crianças que já tomaram as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço da mesma vacina não precisam receber a ACWY neste momento. Já as que ainda não foram vacinadas aos 12 meses podem receber a dose de reforço com a ACWY.

Números

Dados do ministério mostram que, em 2025, o Brasil registrou, até o momento, 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 do tipo viral e 1.091 por outras causas ou de tipos não identificados.

Outras vacinas disponíveis no SUS, como a BCG, a penta e as pneumocócicas 10, 13 e 23-valente, segundo o ministério, também ajudam a proteger contra algumas formas de meningite.

A doença

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer com metástase nas meninges, lúpus, reações a medicamentos e traumatismos cranianos.

As meningites bacterianas, de acordo com o ministério, são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as meningites virais predominam nas estações da primavera e do verão.

Edição: Kleber Sampaio
Foto: Josué Damacena/Fiocruz/Divulgação
Fonte: Agência Brasil

Curso de Estética e Cosmética da FAI promove Semana Acadêmica de 24 a 26 de setembro

09/09/2025   15h55 Evento é aberto ao público geral e programação conta com workshops e exposições Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O curso de Estética

Interdição no pontilhão da rua Joaquim Nabuco no período da tarde continua até quinta-feira (11)

09/09/2025    15h36 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Planejamento, informa que em virtude do início das obras no pontilhão da rua

Programa Cidade Empreendedora realiza em Adamantina um Encontro de Negócios

09/09/2025    15h32 Programação que é gratuita acontecerá no dia 24 de setembro a partir das 18h30 na Biblioteca Municipal Jurema Citeli; interessados devem efetivar

00:00