Museu e arquivo histórico “Setsu Onishi” recebe a exposição fotográfica “Jardim Brasil: dos trilhos para cá”

11/09/2025   16h53

Visitação está aberta todos os dias da semana das 8h às 11h e das 13h às 17h e aos sábados das 8h às 12h

O museu e arquivo histórico “Setsu Onishi” de Adamantina recebe até o final deste mês a exposição fotográfica “Jardim Brasil: dos trilhos para cá”.

O projeto da fotógrafa, jornalista e socióloga, Estela Mendes chamado de Lentes do Amanhã surgiu em 2023 com intuito de realizar ações socioculturais com adolescentes do Jardim Brasil. Participaram do projeto, 10 adolescentes de 13 a 16 anos que foram os alunos do curso de fotografia ministrado pela profissional por 3 meses e que resultou nas fotos da exposição.

De acordo com ela, as imagens evidenciam o cotidiano e a cultura do Jardim Brasil, tanto por retratar moradores como também os costumes e dia a dia do bairro e da história de Adamantina.

“É um dos bairros mais antigos e onde muitos trabalhadores que ajudaram construir esta cidade, residem. O bairro nem sempre é compreendido enquanto um espaço periférico, à margem da sociedade adamantinense e por isso é alvo de inúmeras formas de preconceitos. Levar imagens de um bairro com estas características para o museu é uma forma de valorizar e colocar o Jardim Brasil em pauta”, afirma.

Ela ainda acrescenta que a exposição além de ser um momento contemplativo também é uma oportunidade para debater o bairro e também a desigualdade social que existe no município.

“A desigualdade social e o racismo são assuntos que estudo há alguns anos. Ao olhar pra Adamantina e sua divisão geográfica logo se percebe também a divisão social e isso sempre chamou minha atenção, por isso escolhi justamente este bairro, queria fazer algo que fosse além da fotografia e que também pudesse trabalhar questões sociais do município”, finaliza.

Serviço – O museu e arquivo histórico Setsu Onishi está localizado na Alameda Ihity Endo, 70, Vila Endo, próximo ao Parque dos Pioneiros. A exposição fotográfica pode ser visitada todos os dias da semana das 8h às 11h e das 13h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.

 

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
             Jornalista Natacha Dominato

De egressa da FAI a doutoranda da Unesp: trajetória de Daniele Cristina Ribeiro dos Santos é marcada pela busca contínua pelo conhecimento

19/06/2026  15h27 Além da atuação acadêmica, Daniele Cristina ocupa posições de destaque na área da saúde pública Por Jéssica Nakadaira A educação transformou a trajetória

FAI entrega parecer técnico ambiental da microbacia do Córrego Taipus

19/06/2026   12h23 A apresentação do diagnóstico ocorreu no campus II e reuniu estudantes, vereadores, representantes de bairros, imprensa e a comunidade local Por Jéssica Nakadaira

Com foco em inclusão e reabilitação, FAI realiza 9ª edição do Arraiá da Fisioclínica

19/06/2026   12h15 Evento reuniu alunos, docentes e pacientes no Câmpus III para atividades lúdicas que auxiliam no tratamento fisioterapêutico e promovem integração social Por Gustavo

Secretaria de Saúde inicia implantação da equipe multiprofissional (eMulti) para fortalecer a Atenção Básica

19/06/2026   17h48 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a implantação da equipe multiprofissional (eMulti), estratégia do Ministério da Saúde

Com previsão de mudanças no clima, Energisa segue em alerta e orienta comunidade para prevenção de acidentes elétricos

19/06/2026   15h04 As equipes da Energisa Sul-Sudeste permanecem de prontidão para mais um fim de semana com condições climáticas atípicas na região. Além da queda

00:00