Museu Índia Vanuíre promove Semana do Índio virtual

14/04/2020 18h33

Entre 19 e 25 de abril, as redes sociais do museu apresentarão oficinas, danças e vídeos sobre indígenas de São Paulo

A Semana do Índio, em 2020, será on-line no Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e que é gerida pela ACAM Portinari. A programação, realizada anualmente, celebrará e homenageará o dia do Índio, comemorado em 19 de abril, e as culturas que coabitam as terras indígenas Vanuíre, Icatú e Araribá: Kaingang, Krenak, Guarani e Terena.

Durante o período de isolamento social, necessário para o enfrentamento da Covid-19, a programação da Semana do Índio será realizada por meio de atividades no Facebook, Instagram e no Twitter – @museuindiavanuire.

As atividades incluem oficinas, por meio de vídeos, que ensinarão a todos que estão em casa a confeccionar adornos como o cocar, brincos, colares e pulseiras. O público também irá aprender como se faz um arco e flecha de brinquedo e um chaveiro. As danças indígenas também serão lembradas. Será possível assistir a depoimentos sobre a importância da pintura corporal e receber dicas de leitura sobre as línguas indígenas.

A Semana do Índio virtual irá apresentar um estudo sobre a Índia Vanuíre, produzido pelo Centro de Referência Kaingang e dos Povos Indígenas do Oeste Paulista.  Um vídeo realizado por uma Kaingang mostrará a importância da natureza para a cultura de seu povo.

Os interessados em participar devem ficar de olho nas redes sociais (@museuindiavanuire) do Museu Índia Vanuíre. Todos os dias acontecerão atividades para o público.

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado
Assessoria de Imprensa

Cursos de graduação desenvolvem ações de educação em saúde junto a Tiro de Guerra

12/06/2024 18h08 Até agora participaram das atividades os cursos de Educação Física, Nutrição e Psicologia   Por Priscila Caldeira O Centro Universitário de Adamantina, por meio

Produtores rurais devem fazer atualização dos rebanhos

12/06/2024 18h06 Prazo para a ação vai até o dia 7 de julho Colaborou: Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo A Prefeitura

Campanha de Vacinação contra Brucelose segue até o final do mês

12/06/2024 18h04 Declarações devem ser enviadas até 7 de julho Colaborou: Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (2024) A Prefeitura de Adamantina,

00:00