Na Semana Nacional do Trânsito, DER promove ações focadas em educação para rodovias mais seguras

17/09/2021 17h40

Na Semana Nacional do Trânsito, DER promove ações focadas em educação para rodovias mais seguras

Junto com a Secretaria de Logística e Transportes, campanha trará programação voltada para a conscientização e a preservação de vidas

A Secretaria Estadual de Logística e Transportes e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) promovem entre os dias 18 e 25 de setembro ações educativas durante a Semana Nacional do Trânsito. As atividades têm o objetivo de conscientizar motoristas e usuários sobre a responsabilidade de todos para um trânsito mais seguro.

Com o tema “Educando para o trânsito do amanhã”, o DER promove, em parceria com a CPTM, uma exposição itinerante na estação da Luz. Telas irão transmitir vídeos institucionais e depoimentos de crianças sobre sua relação com o trânsito.
Durante a exibição, os usuários poderão conhecer o projeto DER na Escola, que desenvolve ações para segurança viária com crianças em idade escolar e moradores de bairros próximos às rodovias estaduais, transformando-as em multiplicadoras da boa educação no trânsito.

O secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, destaca que, tão importante quanto impactar os motoristas sobre a prudência ao volante, é formar os futuros condutores já com uma cultura de respeito ao trânsito. “As ações da Semana Nacional do Trânsito são fundamentais para conscientizar a todos sobre a necessidade de reduzir acidentes e tornar um trânsito mais seguro. É uma excelente oportunidade que ajuda a propagar o conceito sueco de Tolerância Zero. A dizer: precisamos ambicionar termos zero morte no trânsito”, conclui.

Ainda como parte desta programação especial, o DER na Escola fará uma apresentação online para despertar nas crianças boas condutas no trânsito e contribuir para a conscientização dos motoristas que integram seu núcleo familiar. As ações desenvolvidas durante o projeto são focadas em situações cotidianas experimentadas por estas estudantes moradores de bairros circundados por rodovias.

A campanha conta com peças nas redes sociais e mensagens relativas ao tema divulgadas nos painéis eletrônicos das rodovias, chamando a atenção da população para a Semana Nacional do Trânsito. O superintendente do DER, Edson Caram, reforça que a SNT “é um período importante para que todos reflitam sobre suas atitudes ao volante e os desafios em buscar incessante a redução de acidentes”.

No dia 25 de setembro, para celebrar o final da semana especial, o DER irá promover uma ação no Parque Ecológico do Tietê, que receberá um jogo de tabuleiro gigante para que as crianças se divirtam e aprendam de maneira lúdica noções básicas de trânsito. Importante destacar que a ação seguirá todos os protocolos sanitários, como distanciamento seguro e totens de álcool em gel.

Acompanhe as redes sociais da SLT e do DER:

Instagram: @sltsp  / @_dersp

facebook: @secretaria.logistica.transportes  /  @viasdersp

twitter: @SLTSP  / @_dersp

Serviço
Exposição Itinerante

Local: Estação LUZ da CPTM

Data: 18/09 a 25/09

Horário de Funcionamento da Estação.

Evento Gratuito – Jogo de Tabuleiro Gigante

Local: Parque Ecológico do Tiete – (Area verde em frente ao Palco ao Ar Livre)

Datas: 25/09 e 12/10

Horário: 10h às 16h

Secretaria de Transportes

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00